HRBA recebe novos residentes médicos e multiprofissionais

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), recebeu, nesta semana, os novos residentes médicos e multiprofissionais que vão aprimorar a formação na instituição. O hospital, atualmente, conta com 12 programas de residências médicas – incluindo Cirurgia Oncológica, Neurocirurgia e Pediatria – e um programa de residência multiprofissional, com foco na Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia.

As residências são ofertadas pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). Durante a jornada de acolhimento, que aconteceu durante toda a semana, os profissionais participaram de diversas palestras que mostram o funcionamento e as normas do hospital.

A enfermeira Laís Oliveira, de 22 anos, é residente de Ortopedia e Traumatologia. “Além dos conhecimentos que adquirimos aqui, nós conseguimos nos inserir de uma forma mais fácil no mercado de trabalho, devido a essa especialização agregar muito e não ter tantos profissionais formados na área”, afirma.

Para o residente Nilton Nogueira, de 23 anos, essa nova formação é fundamental para promover uma melhor assistência aos pacientes. “Minhas perspectivas estão cada vez maiores. Nós adquirimos bastante conhecimento prático, o que geralmente se exige nos hospitais e nos processos seletivos, então é necessário bastante prática”, explica.

A coordenadora de Ensino e Pesquisa do HRBA, Claudiléia Galvão, destaca a importância da formação desses profissionais para a assistência em saúde na Amazônia. “Nós fazemos essa formação de integração para melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem de todos os estudantes, embora já sejam profissionais formados, estão fazendo especialização, contribuindo, assim, com a consolidação do ensino”.

HRBA

O Hospital Regional de Santarém atende casos de média e alta complexidades e presta serviço 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade atende uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas, residentes em 20 municípios do Oeste do Pará. É gerenciado, desde 2008, pela entidade beneficente Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde