HRBA realiza ações para evitar acidentes de trabalho

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), promove a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) 2018, com o tema “Qualidade de vida e desempenho humano como fatores de prevenção de acidentes de trabalho”. O objetivo da programação, que acontece nos dias 8 e 9/11, é alertar e instruir os colaboradores sobre a importância da prevenção.

O presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do HRBA, Jorge Laurido, destaca que o trabalho tem sido realizado para a redução de riscos de acidentes no ambiente de trabalho. “Estamos promovendo a SIPAT, que é voltada para prevenção, tanto de acidentes de trabalho, quanto de doenças associadas ao trabalho. A SIPAT busca, por meio de palestras, gincanas, sorteios de brindes e atividades motivacionais, dar orientação ao trabalhador sobre a importância da prevenção do acidente do trabalho e doenças ocupacionais”, explica.

Os colaboradores da Unidade puderam participar de quatro palestras, que abordaram saúde e segurança de diferentes formas. A encarregada do Serviço de Prontuário do Paciente (SPP), Adriele Pereira, conta o que aprendeu neste acontecimento. “Gostei da palestra sobre qualidade de vida. Trouxe o pensamento de como é importante nós organizarmos as nossas atividades tanto fora do trabalho quanto aqui dentro do Hospital para termos um bom desempenho nos papéis que desenvolvemos”, declarou.

A nutricionista de produção, Patrícia Chiba, também aprovou a programação. “A SIPAT vem para nos demonstrar, enquanto colaboradores, sobre a importância do cuidado mental e incentivar a melhorar o nosso convívio familiar e profissional, a fim de que estejamos sempre motivados e concentrados no desenvolvimento das nossas atividades”, diz.

Além das palestras, a programação da SIPAT conta com quiz interativo na Rádio HRBA e, em parceria com a Liga Acadêmica de Fisioterapia em Saúde Coletiva e do Trabalhador (LAFISCOT), oferece ginástica laboral e atendimentos rápidos para dor e relaxamento: ventosaterapia, acupuntura, massoterapia e terapia manual.

Hospital

O Hospital Regional do Baixo Amazonas presta serviços em 39 especialidades, sendo referência em Ortopedia e Traumatologia, Terapia Renal Substitutiva, Oncologia e Neurocirurgia. Desde 2008, já realizou mais de 36 mil cirurgias, 42 mil internações, 80 mil atendimentos de urgência e emergência, 639 mil consultas e 4,7 milhões de exames. Em 2016, o HRBA foi eleito o melhor hospital público do Norte e Nordeste do Brasil, durante o 1º Prêmio de Líderes da Saúde, organizado pelo Grupo Mídia. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde