Hospital Regional de Marabá leva serviços de saúde para o CIAM

Foto: Tiago Furtado

 

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP) realizou o atendimento de 47 adolescentes, que cumprem medida socioeducativa no Centro de Internação de Adolescentes Masculinos (CIAM), no núcleo São Félix, em Marabá (PA). A ação aconteceu nesta quinta-feira, 08/11, disponibilizando os serviços de consulta médica, aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar.

Esta é a quinta vez que a Unidade leva atendimento aos internos do CIAM. Ao todo, mais de 150 adolescentes já foram beneficiados com a parceria entre o HRSP e a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), entidade vinculada ao Governo do Estado, que coordena as políticas estaduais voltadas a adolescentes e jovens que cometem ato infracional.

“Enquanto eles estão fazendo uso contínuo e diário de drogas, não sentem dores no dente, no estômago e na cabeça, nem alucinações. E quando chegam aqui e são privados disso, todas essas dores aparecem e de forma mais latente, porque a característica da privação de liberdade também traz a impaciência e irritabilidade. Então ações como essa são de extrema importância porque a gente consegue dar o acompanhamento necessário e fazer a avaliação com o que é oferecido pelo Regional”, explica a diretora do CIAM, Luciléia Cardoso Cavalcante.

A analista de Humanização do HRSP, Flávia Fernandes, comentou sobre a iniciativa. “Durante a ação, sempre orientamos sobre cuidados que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas. A prevenção de doenças e a adoção de hábitos saudáveis são essenciais para que qualquer um aproveite a vida da melhor maneira. E esse é um compromisso da Pró-Saúde: contribuir para a promoção da saúde na região”, disse.

Atualmente, o CIAM é a maior unidade socioeducativa do Estado em número de atendimento. O centro atende 45 municípios da região, incluindo os do Lago do Tucuruí e Carajás.

Extra-muro

Público e gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional de Marabá realiza outras iniciativas de promoção à saúde fora da Unidade, como o projeto “Hospital Regional Amigo da Comunidade”, que leva atendimento a bairros periféricos, zona rural e aldeias indígenas da região. 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of