Hospital Yutaka Takeda recebe visita de estudantes de Nutrição

Para integrar teoria e prática, estudantes de Nutrição visitaram as instalações do Hospital Yutaka Takeda (HYT), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em Parauapebas (PA). As visitas técnicaa tiveram como objetivo agregar conhecimentos práticos para alunas das instituições, propiciar a vivência do dia a dia do mercado de trabalho, de produtos e processos de gestão e operacionais, além de promover o aprimoramento profissional e pessoal das futuras profissionais.

Realizadas ao longo da semana, a visita foi coordenada pela nutricionista do HYT, Tamiris Viegas, que mostrou para as estudantes a unidade de produção de refeições e atendimento nutricional aos pacientes na Unidade de Internação. Segundo Tamiris, o trabalho do nutricionista em um hospital visa a redução do tempo de internação e a melhora do quadro do paciente. “Trabalhamos diretamente com a terapia nutricional de cada paciente, tipo de dieta que ele necessita, de acordo com cada patologia específica. Com isso, buscamos diminuir o tempo de internação, em contrapartida com a recuperação mais rápida e melhora do quadro do paciente”, garante a profissional.

Outro ponto de destaque durante a visita, foi que neste ano o Hospital Yutaka Takeda foi certificado com o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), em reconhecimento às boas práticas adotadas na cozinha do hospital. Entre as ações desenvolvidas na unidade que garantem a certificação, estão o uso de produtos de limpeza biodegradáveis, treinamento da equipe do Serviço de Nutrição e Dietética sobre os temas relacionados à sustentabilidade e alimentação natural, separação de resíduos inorgânicos, entre outros.

O Hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

A unidade possui importantes certificações, a de Hospital Acreditado Pleno – Nível 2, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. E foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde