Hospital Yutaka Takeda realiza nova edição do curso “Laços de Ternura” em Parauapebas

Ação é voltada para gestantes e têm como objetivo esclarecer dúvidas e passar informações sobre temas relacionados ao período gestacional e os primeiros cuidados com recém-nascido

O Hospital Yutaka Takeda (HYT), unidade gerenciada pela Pró-Saúde em Parauapebas (PA), realizou na manhã do último sábado (7), uma nova edição do curso “Laços de Ternura”, voltado para gestantes da região. O evento aconteceu na Câmara Municipal da cidade e abordou temas sobre o período gestacional e os primeiros cuidados com recém-nascido.

O curso, que é ofertado pela unidade trimestralmente de forma gratuita, contou com vários profissionais da área da saúde, como pediatra, enfermeira, psicóloga e fonoaudióloga. Durante a programação, as gestantes receberam orientações sobre as modificações do organismo e emocionais, que acontecem em cada trimestre da gestação e durante o período puerpério.

A psicóloga do HYT, Milena Falcão, ressaltou que as mudanças hormonais afetam diretamente o estado emocional da gestante, causando sensações e emoções como ansiedade, medo e angústia. “A maternidade não é só cor de rosa, mas também não é sombria, ela transita entre os dois lados, sendo importante desmistificar a maternidade ideal e os seus padrões, para preparar a mulher para a chegada do bebê”, frisou Milena.

Sobre o período de puerpério, a profissional destacou a fase _baby blues_, aquela que a mulher apresenta maior instabilidade emocional, insegurança, vontade constante de chorar e insônia. Além disso, Milena ainda abordou sobre a depressão pós-parto, fase que acomete algumas mulheres, onde se manifesta um sentimento de melancolia intensa, fazendo com que a mãe se sinta desmotivada diante da vida e sem forças para lidar com a nova rotina.

Já para os cuidados com as crianças em seus primeiros meses de vidas, os temas abordados foram a importância do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê, dicas sobre a boa pega e os principais testes, exames e vacinas que a criança precisa realizar como, por exemplo, testes do pezinho, orelhinha, linguinha e coração.

Mãe de primeira viagem, a assistente de custos Luana Gomes, relatou que, mesmo realizando o pré-natal corretamente, o curso sanou diversas dúvidas. “A experiência foi maravilhosa, aprendi muitas coisas, como a manobra para colocar o bebê par arrotar, que eu particularmente desconhecia”, disse.

A próxima edição do curso “Laços de Ternura”, acontecerá no mês de junho. Os interessados já podem se inscrever no Hospital Yutaka Takeda, na sala da Saúde da Mulher, ou por meio do telefone: (94) 3352-4610.

Sobre o Hospital Yutaka Takeda

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997.

A unidade possui importantes certificações, como a de Hospital Acreditado em Excelência – Nível 3, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. Além disso, foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

Entre as conquistas de destaque da unidade também está o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam); e o recebimento de placa de reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde