Hospital Regional de Marabá promove treinamento de reanimação cardiorrespiratória

Unidade investe na capacitação continuada de seus colaboradores para manutenção da qualidade assistencial

O treinamento contínuo de profissionais é uma das principais ferramentas para aperfeiçoar técnicas que podem salvar vidas no ambiente hospitalar. Na última segunda-feira (9), o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), gerenciado pela Pró-Saúde em Marabá (PA), realizou o Treinamento de Reanimação Cardiorrespiratória (RCP), voltado para equipe assistencial da unidade.

A finalidade do treinamento, que qualificou os profissionais, é preparar os participantes na atuação frente a uma vítima em parada cardiorrespiratória. O HRSP é uma unidade do Governo do Estado do Pará que presta atendimento 100% gratuito via Sistema Único de Saúde (SUS).

Realizado pela Comissão de Revisão de Óbitos (CRO) do HRSP, o curso prático foi ministrado pelo médico cardiologista Davi José Oliveira Tozetto, e utilizou manequins de ressuscitação. Durante a ação, foram abordadas as técnicas e habilidades necessárias como, por exemplo, reconhecer se a vítima está consciente e se respira de forma eficaz, saber quando e como pedir ajuda e executar manobras de reanimação.

A ressuscitação cardiopulmonar constitui-se num conjunto de procedimentos destinados a manter a circulação de sangue oxigenado no cérebro e órgãos vitais, permitindo dessa forma, a manutenção transitória das funções sistêmicas, até que o retorno da circulação espontânea possibilite o restabelecimento da homeostase.

Para o cardiologista, ações organizadas e planejadas diminuem o risco de sequelas e influenciam nos resultados do atendimento. Por isso, a importância de treinamentos contínuos, uma vez que a duração da reanimação está diretamente relacionada ao prognóstico neurológico.

“Quanto mais longa a ressuscitação cardiopulmonar, maior o dano neurológico. Para que essas ações possam obter êxito, é preciso que a equipe esteja em sincronia e, para isto deve estar bem preparada e bem treinada”, afirmou o médico.

Para o Diretor Hospitalar do HRSP, Valdemir Girato, a atualização contínua dos profissionais da assistência da unidade são importantes, pois garantem uma melhor qualidade no atendimento aos usuários. “Nos preocupamos diariamente em oferecer aos nossos colaboradores, capacitações periódicas que impactam diretamente na melhoria da qualidade de vida de nossos pacientes. Possuímos uma equipe altamente qualificada, que já é referência para todo o estado”, ressaltou o diretor.

A parada cardiorrespiratória é a causa mais grave de perda de consciência, levando à interrupção do fluxo sanguíneo cerebral e, caso as manobras de ressuscitação não sejam iniciadas de maneira imediata e correta, as chances de morte da vítima crescem consideravelmente.

Segundo informações da campanha “Coração Alerta”, da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), em 2018 foram registradas, aproximadamente, 400 mil mortes no país relacionadas a doenças cardíacas. No mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 17,5 milhões de pessoas falecem anualmente em consequência destas doenças.

Sobre a Unidade

Referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) tem 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde