Hospital Yutaka Takeda realiza a primeira cirurgia de prótese ortopédica

Cirurgia de prótese ortopédica

O procedimento foi um marco na história da unidade hospitalar, que é gerenciada pela Pró-Saúde na Amazônia brasileira

A artroplastia de quadril, conhecida como cirurgia de prótese de quadril, é um procedimento que remove a articulação doente, geralmente com desgaste e perda de cartilagem, colocando em seu lugar uma articulação artificial.

No dia 3 de dezembro, o ortopedista do Hospital Yutaka Takeda (HYT), Daniel Machado, realizou a primeira cirurgia de prótese de quadril da unidade hospitalar, gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, em Parauapebas, interior do Pará, em meio à floresta Amazônica.

De acordo com Machado, a cirurgia de prótese de quadril é uma das maiores da área ortopédica. “É uma cirurgia segura, rápida e com excelentes resultados”, explicou o ortopedista traumatologista especialista em quadril.

O principal objetivo da prótese é preservar a movimentação da articulação, retirar a dor e garantir qualidade de vida. O procedimento durou pouco mais de uma hora e contou com o apoio de uma equipe composta por oito profissionais.

“O HYT presta um atendimento de excelência e possui uma ótima estrutura, com capacidade para realizar outras cirurgias que não são ofertadas na região. Estou feliz por ter sido o primeiro a realizar esse procedimento aqui”, destacou o especialista.

O Hospital Yutaka Takeda está localizado no Núcleo Urbano de Carajás, e conta com uma experiente equipe, capacitada para o atendimento das principais subespecialidades da área, como patologias e traumas do quadril, coluna, pé e tornozelo, joelho, ombro e cotovelo. O agendamento de consultas pode ser realizado pelos telefones: (94) 3352-4600 ou (94) 99904-2396 (via aplicativo de mensagens).

Qualidade assistencial

Construído pela Vale em 1986, o Hospital Yutaka Takeda, de pequeno e médio porte, é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997.

Durante a gestão da Pró-Saúde, a unidade conquistou a certificação Nível 3 – Acreditado com Excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões de qualidade e segurança em saúde no país, sendo a mais respeitada avaliadora do setor no Brasil.

A certificação reconhece que a unidade atinge padrões internacionais de qualidade e segurança assistencial dedica aos pacientes, colocando o Yutaka Takeda entre as melhores práticas hospitalares do Brasil.

O hospital também foi a primeira unidade de saúde no país certificada pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

A unidade conquistou ainda o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), e o recebimento do reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).