Hospital Yutaka Takeda promove debate sobre segurança do paciente

A garantia da segurança do paciente tem sido cada vez mais discutida no Hospital Yutaka Takeda (HYT) que promove esta semana a 1ª Oficina de Segurança do Paciente com o tema Aprendendo com os erros!. Até a sexta-feira, 20 de maio, estarão sendo discutidos os pilares da segurança do paciente, e os colaboradores refletem sobre suas próprias ações diárias. Para isso, estão sendo apresentados vídeos gravados com a própria equipe em que são mostrados os procedimentos errados, e em seguida, os corretos.

Situado na Serra dos Carajás, no município de Parauapebas no sudeste do Pará, o Hospital Yutaka Takeda é uma unidade hospitalar que busca a excelência dos serviços prestados, para isso, adota sete protocolos de segurança do paciente, sendo eles: Identificação do Paciente, Comunicação SeguraSegurança nos MedicamentosCirurgia Segura/Parto SeguroHigienização das MãosPrevenção de Queda e Prevenção de Lesão de Pele. Nos vídeos exibidos, os erros e acertos são relacionados a estes protocolos.

A 1º Oficina de Segurança do Paciente está sendo organizada pelo Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) e conta com o apoio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), que está promovendo uma apresentação musical enfatizando a importância da higienização das mãos.

De acordo com a coordenadora do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente, Natália Rosa, conta que o objetivo do evento é sensibilizar os colaboradores sobre o impacto e a importância das suas atitudes frente ao atendimento assistencial, e consequentemente, a promoção da segurança do paciente. “Estamos fomentando em cada profissional o seu desejo por acertar e assim melhorar, de forma continua, o cenário do hospital”, explicou.

O evento está acontecendo em todos os turnos, abordando a cada dia um ou dois protocolos. O resultado da ação será evidenciado, posteriormente, por meio de auditoria dos protocolos de segurança, que já ocorrem trimestralmente.

O Hospital Yutaka Takeda é uma unidade hospitalar de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e possui 40 leitos. Sua administração é feita pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a empresa Vale S.A.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde