Jornada da Humanização

Hospital Yutaka Takeda promove a VI Jornada de Humanização

Com o tema “Humanização em foco”, unidade reforça compromisso com o atendimento humanizado e a qualidade assistencial 

xO Hospital Yutaka Takeda, gerenciado pela Pró-Saúde em Parauapebas (PA), promoveu, entre os dias 18 e 22 de outubro, a VI Jornada de Humanização. Tendo como diretrizes institucionais a humanização no ambiente hospitalar e a valorização da dignidade do profissional de saúde e do paciente, a programação desta sexta edição contou com palestras, dinâmicas e Cine Pipoca.

Segundo o presidente da Comissão de Humanização da unidade, Romerson Monardy, a iniciativa buscou mostrar que a humanização hospitalar não é apenas uma técnica. “Na verdade, trata-se de um processo contínuo, que acontece quando existem mais de duas pessoas envolvidas. Ele é vivencial, e se baseia em três pilares básicos: o pessoal, o interpessoal e o institucional”, disse.

Durante a pandemia da Covid-19, as ações de humanização têm sido ainda mais estimuladas, para oferecer acolhimento físico, social e psicológico, por meio de atividades voltadas à experiência do paciente e do seu familiar. “Nós incentivamos que todos os colaboradores, independentemente do setor, atuem como agentes de humanização”, relata Monardy.

O atendimento humanizado reflete ainda na pesquisa de satisfação realizada pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), que em 2020 alcançou índice de 94% de aprovação dos usuários do Yutaka Takeda.

O SAC promove de forma contínua a avaliação de desempenho dos colaboradores e atuação dos setores. “A pesquisa é realizada diariamente, com pacientes que recebem alta. Ela aborda integralmente a qualidade na assistência prestada, avaliando desde o atendimento da portaria, até a realização de procedimentos”, explica Romerson Monardy.

A enfermeira do Núcleo de Educação Assistencial (NEAS), Tainara Lopes, destaca que os princípios essenciais para um atendimento de qualidade e humanizado são a educação, solidariedade, respeito, compaixão e trabalho em equipe. “E vai além, a humanização é mais do que apenas normas, regras e leis impostas, considero ela soberana em nossas atividades”, complementa a profissional.

Boas práticas

O Hospital Yutaka Takeda realiza regularmente diversas ações de humanização, visando reduzir o estresse provocado pelo período de internação hospitalar. Um exemplo é o “Momento Divertix”, que incentiva as crianças a soltarem a criatividade por meio de um lindo kit de pintura.

Outros projetos de destaque são o Mural do Bebê, que realiza o registro fotográfico dos recém-nascidos, e Crescer, que entrega uma muda de árvore nativa da região para a família no momento da alta, associando o crescimento da planta com o crescimento da criança e incentivando a responsabilidade socioambiental.

Há ainda o “Passatempo no HYT”, utilizado enquanto o usuário espera para realizar consulta ou exame, que disponibiliza diferentes atividades como caça-palavras, cruzadinhas ou jogos dos setes erros.

Assistência segura

O Hospital Yutaka Taketa foi construído pela Vale em 1986, sendo gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde desde 1997. A unidade está localizada em meio a Floresta Nacional de Carajás, e realizou mais de 200 mil atendimentos em 2020.

Reconhecido como um dos melhores hospitais do Brasil, possui a certificação ONA 3 Acreditado com Excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O certificado atesta que o HYT possui padrões internacionais de segurança e qualidade assistencial voltado ao paciente.

O HYT também foi a primeira unidade de saúde no Brasil certificada pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e conta com o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM).

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