Hospital Yutaka Takeda adota vídeochamadas para diminuir os efeitos do isolamento em pacientes com a Covid-19

Para minimizar a angustia e a saudade de familiares, os pacientes internados em isolamento por conta da Covid-19, no Hospital Yutaka Takeda (HYT), gerenciado pela Pró-Saúde em Parauapebas (PA), podem se sentir mais próximos de suas famílias por meio de vídeochamadas diárias e recebimento de mensagens de texto.

A iniciativa fortalece o vínculo paciente – família e contribui para a melhora do estado emocional. “O isolamento acometido pela doença dificulta a humanização no tratamento, mas a visita virtual dá condição para que os pacientes, mesmo que virtualmente, fiquem próximas de seus familiares. É perceptível que o afeto e o carinho das pessoas mais próximas auxiliam na recuperação do paciente”, explicou Milena Falcão, psicóloga do HYT.

Visivelmente emocionado, Elienai Araújo, que estava internado há apenas dois dias no hospital, mas com muita saudade de esposa e de seu filho de apenas um ano de idade, teve a oportunidade de conversar com familiares e receber mensagens de carinho. “A palavra que descreve esse momento é gratidão, principalmente ao cuidado que recebo dos profissionais, que são sempre atenciosos e tiram todas as minhas dúvidas em relação aos medicamentos e tratamento. Só tenho a agradecer”, declarou o paciente.

Além do recurso tecnológico, outra forma de humanizar o período de internação desses pacientes é o correio afetivo, que funciona com o envio de e-mails, vídeos, mensagens de texto e fotos impressas ou bilhetes manuscritos por familiares, amigos próximos e profissionais do hospital, que são entregues aos pacientes.

Além disso, para deixar a família informada sobre o tratamento de seu ente querido, os médicos da unidade entram em contato diariamente por meio de ligações telefônicas para repassar o boletim médico e esclarecer dúvidas sobre o tratamento.

O projeto piloto de vídeos chamadas teve início no mês abril, mas ganhou força em maio, com a programação fixa de visitas diárias realizadas pelas psicólogas do HYT. Até o momento, cerca de 50 pacientes com capacidade de comunicação verbal efetiva, já foram beneficiados com a ação.

O Hospital Yutaka Takeda possui importantes certificações que demonstram a preocupação da Unidade com a qualidade no atendimento. O hospital possui a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência, reconhecimento máximo concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. O HYT também foi a primeira unidade de saúde no Brasil certificada pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde