Hospital São Luiz promove 1ª Feira de Segurança do Paciente

Por meio de atividades lúdicas, voltadas aos pacientes e acompanhantes, evento apresentou as seis metas de segurança preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS)

O Hospital São Luiz, unidade própria da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em Cáceres (MT), realizou nesta quarta e quinta-feira (4 e 5/12) a 1ª Feira de Segurança do Paciente na unidade. A iniciativa foi da comissão do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP).

O evento foi direcionado a todos os pacientes do HSL, acompanhantes, colaboradores e profissionais da saúde, com o objetivo de sensibilizar e intensificar as medidas que reduzem riscos aos pacientes no âmbito hospitalar, e aprimorar cada vez mais a assistência ao usuário.

A enfermeira Tais Tosta Vitorazzi, coordenadora NQSP, conta que a feira foi idealizada pela Comissão de Segurança do Paciente com o desafio de apresentar de forma didática e divertida as seis Metas de Segurança do Paciente, preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

As metas são: 1 – Identificação correta do paciente; 2 – Comunicação efetiva; 3 – Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos;  4- Cirurgia segura; 5 – Higiene das mãos e 6 – Prevenção de queda e lesão por pressão.

Para cada uma das metas foi montado um stand para que os visitantes participassem de atividades de cada um dos protocolos de segurança. Em cada uma delas, os coordenadores das metas desenvolveram um trabalho didático, com diversas atividades e brincadeiras como, por exemplo, o karaokê da saúde, que utilizando paródias musicais, atraiu o público de forma bem-humorada para conhecer e aprender as metas de Segurança do Paciente.

Segundo a comissão organizadora, os seis stands montados pelos profissionais receberam a visita de centenas de pessoas que participaram das atividades e ainda ganharam brindes pela participação. “Foi algo muito diferente vivenciado neste evento. Um dia de conscientização onde os participantes puderam reforçar as práticas de segurança dentro dos serviços de saúde. As atividades didáticas foram um ótimo recurso, porque tiramos o público do estudo teórico e promovemos o envolvimento direto com ação e participação. Tivemos um retorno muito positivo do aprendizado realizado aqui, e esta é a nossa finalidade, minimizar os riscos e danos ao paciente com foco na excelência assistencial”, avalia a coordenadora.

Gilcinei de Oliveira, Analista de Gestão de Pessoas, conta um pouco do que vivenciou com as atividades na Feira. “Eu não conhecia as Metas de Segurança, achei muito interessante a questão da esterilização dos equipamentos cirúrgicos na Meta 4. A higienização das mãos, segurança na prescrição dos medicamentos, todas elas. Me senti parte e acho que todos podemos colaborar nessa segurança”, afirma.

O Hospital São Luiz está presente na história da região há 81 anos. Fundado em 1938, até 2001 foi o único hospital da cidade. Em dezembro de 2018, um novo capítulo começou com o início de gestão da unidade pela Pró-Saúde, entidade filantrópica com mais de meio século de experiência na assistência hospitalar e uma das maiores do mercado no país.

Além de referência para 22 municípios da Região Oeste do Estado de Mato Grosso, o Hospital São Luiz também recebe pacientes do país vizinho, a Bolívia.

A unidade conta com 156 leitos e atua com as especialidades de Clínica Médica, Cirúrgica, Obstetrícia, Ginecologia, Pediatria, UTI Neonatal e UTI Adulto, Pronto Atendimento e Centro Cirúrgico. O hospital também conta com um moderno parque tecnológico, composto por  equipamentos e serviços de diagnóstico e de procedimentos médicos, como Ressonância Magnética, Tomógrafo, Densitometria, Ultrassom, Ecocardiograma, Cardiotocógrafo e Laboratório de Análises.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde