Ação do Metropolitano promove a conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis

Dezembro é o mês de mobilização mundial para a promoção da luta contra a AIDS e de solidariedade e apoio aos portadores do vírus HIV. Criada em 1991 pela ONU (Organização das Nações Unidades), a campanha, que recebe o nome de Dezembro Vermelho, ainda estimula a conscientização para as doenças sexualmente transmissíveis (DST).

No Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), uma palestra educativa, voltada aos pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade, trouxe o tema para orientar e esclarecer dúvidas sobre as DSTs. A ação foi realizada nesta quinta-feira (5/12), em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento de Ananindeua (CTA), e abordou as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos.

O Metropolitano é uma unidade do Governo do Pará, gerenciado desde 2012 pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. A entidade, com mais de 50 anos na área de gestão em saúde, que promove debates de conscientização e prevenção em outras unidades gerenciadas por todo o País.

No HMUE, as orientações sobre o Dezembro Vermelho foram feitas pela enfermeira Assistencial do Serviço Ambulatorial especializado (SAE), Eliane Rabelo, que destacou a importância da abordagem do assunto no ambiente hospitalar.

A profissional apresentou dados epidemiológicos nacionais do Ministério da Saúde, com foco ao Estado do Pará, promovendo uma discussão mais ampla sobre o índice das doenças sexualmente transmissíveis da região, e as medidas que estão sendo tomadas para combatê-las. “Além de debater sobre meios de transmissão e prevenção, evidenciamos a real necessidade de se discutir sobre as doenças e como buscar atendimento”, afirma.

Na próxima quarta-feira (11), a palestra será realizada na recepção principal do Hospital Metropolitano voltada aos pacientes e acompanhantes. A ação irá reforçar as informações sobre cuidados, medidas de prevenção e formas de tratamento.

Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, A Pró-Saúde é uma das maiores entidades filantrópicas do Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde