Hospital São Luiz entrega nova maternidade e amplia o atendimento da pediatria

Em quatro meses de gestão da Pró-Saúde já foram realizados 686 partos, 1.978 cirurgias e 5.519 atendimentos de urgência e emergência na unidade

No mês de abril, o Hospital São Luiz (HSL), em Cáceres (MT), completou quatro meses sob gestão da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, com anúncio de um novo local da maternidade e ampliação do Pronto Atendimento Pediátrico 24h.

A maternidade do hospital é referência em atendimentos de alto risco para gestantes de 22 municípios. Desde o dia 11/4, as puérperas e seus bebês passaram a ocupar uma nova área da unidade, com 20 leitos em 10 enfermarias, ou seja, a partir de agora são apenas duas pacientes por quarto, o que proporciona mais conforto e privacidade.

O hospital conta ainda com a sala dourada que fica anexa à enfermaria. Trata-se de um espaço dedicado à orientação e ao auxílio das novas mamães durante a amamentação dos bebês, um local mais propício e humanizado para este momento especial.

Com a mudança do alojamento, o antigo espaço está sendo readequado para três salas de pré-parto, parto e puerpério (PPP). Também foi implementado o Acolhimento com Classificação de Risco das gestantes, triagem realizada por enfermeiras-obstétricas.

“As mudanças irão melhorar o atendimento e garantir um maior conforto e privacidade para mães, bebês e seus acompanhantes”, ressalta Bruno Ferreira Rezende, diretor hospitalar da unidade. Paralelamente, também está sendo implantada uma Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) com quatro leitos, anexa à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.

Outra boa notícia foi o Pronto Atendimento Pediátrico, que passou a funcionar 24 horas, com médicos disponíveis integralmente para atendimento das crianças. “Com essa ampliação, os atendimentos tendem a ser mais ágeis, resolutivos e humanizados”, ressalta o diretor.

Gerenciado pela Pró-Saúde desde dezembro de 2018, o Hospital São Luiz possui 504 colaboradores e mais de 100 médicos que atendem em 14 especialidades diferentes.

Entre dezembro até o final de março, o hospital já realizou 686 partos, 1.978 cirurgias e 5.519 atendimentos de urgência e emergência. Para melhorar a assistência e dar mais eficiência aos atendimentos, a unidade criou quatro comissões técnicas e reformulou outras oito. “As comissões trazem um olhar mais sensível e personalizado sobre a região que estamos atuando e o perfil dos pacientes. A partir daí, aplicamos a nossa inteligência em gestão para melhorar indicadores que influenciam na vida de quem procura o hospital para além do atendimento médico”, completa o diretor Bruno.

Para o 1º vice-presidente da Pró-Saúde, padre Robson Antônio Gonçalves, gerenciar o Hospital São Luiz representa uma importante conquista institucional e uma oportunidade para compartilhar o modelo de gestão exitoso da Pró-Saúde para mais uma região.  “É uma grande satisfação atender a população cacerense e poder oferecer um atendimento humanizado e de excelência a todos. Tive a oportunidade de conhecer a Unidade e de conversar com os colaboradores. Ficou evidente o carinho e a dedicação de todos com o Hospital e os pacientes. Vamos seguir reforçando nossos princípios de atendimento humanizado e de qualidade, compartilhando experiências de sucesso que alcançamos ao longo desses mais de 50 anos em que a Pró-Saúde atua no País”, comentou.

Outras ações de prevenção e promoção são realizadas regularmente na Unidade, como foi o caso do dia da Atenção a Disfagia, doença que causa dificuldade para engolir alimentos ou líquidos. No dia 20 de março, profissionais e acompanhantes de pacientes receberam orientações sobre a disfagia.

Sobre o Hospital São Luiz

Fundado em 1938, quando Cáceres ainda era um povoado, o Hospital São Luiz nasceu quando o Frei Ambrósio Dayde, da Missão da Ordem Terceira Regular de São Francisco do Brasil, adquiriu uma casa com terreno para abrigar os enfermos, formando um “dispensário”, onde estava sempre a irmã Antônia Rodrigues, freira pertencente à Congregação do Instituto Imaculada Conceição.

No mesmo ano, ocorreu a efetivação de convênio com o Estado de Mato Grosso. Em 1940, o dispensário foi transformado em hospital e, a partir da organização dos padres franciscanos, passou a chamar-se Hospital São Luiz. Em 1993, a Sociedade Educadora Beneficente Providência Azul, então proprietária da instituição, passou o Hospital São Luiz à Associação Congregação de Santa Catarina (ASCS). Em dezembro de 2018, após uma reestruturação, a ASCS transferiu a gestão da unidade para a Pró-Saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde