Hospital São Lucas aplica ferramenta de comunicação alternativa durante assistência

As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual São Lucas, em Vitória, passaram a utilizar um método para facilitar a comunicação com os pacientes que possuem alguma dificuldade na fala. Trata-se da tábua de comunicação, recurso da tecnologia assistiva que ilustra as necessidades dos pacientes por meio de imagens que comunicam sede, dor, fome e falta de ar.

O coordenador de Enfermagem, Leandro Oliveira, explicou que o método é aplicado em pacientes conscientes, que precisam de tubo para auxiliar na respiração, e em pessoas com traqueostomia, que é uma abertura feita traqueia para colocação de uma cânula que permite a passagem de ar, ajudando o paciente a respirar.

“Durante a assistência, observamos que alguns pacientes buscavam se comunicar por meio de expressões faciais. A tábua de comunicação resultou em mais uma alternativa que o paciente tem à disposição para se comunicar com a equipe multiprofissional, expressando suas necessidades, opiniões e desejos”, afirmou o coordenador de Enfermagem.

Leandro ainda acrescentou que o método contribuiu na redução de ansiedade dos pacientes, principalmente entre as pessoas com dificuldade temporária na fala. “Além das imagens ilustrativas, utilizamos o alfabeto como outra opção para o paciente unir as letras e manifestar seus anseios”, destacou.

Para o diretor assistencial do Hospital São Lucas, Rosialdo Lobato, a ferramenta de comunicação utilizada nas UTIs é uma forma de humanizar a assistência e contribuir na recuperação das pessoas. “Observamos a aceitação dos pacientes. O resultado tem sido tão benéfico que o projeto utilizado na UTI será aplicado nas enfermarias”, concluiu. 

O Hospital Estadual São Lucas é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar a partir de contrato de gestão firmado com o Governo do Estado do Espírito Santo por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde