Hospital Regional Público, em Marabá, registra aumento de casos na área de ortopedia

Entre as mais de 20 mil consultas já realizadas neste ano, a maioria envolve pessoas acidentadas no trânsito, em casa e no trabalho

O vaqueiro Laurêncio Pereira de Oliveira, 52 anos, sofreu uma queda do cavalo no município de Piçarra, Sudeste do Pará, e foi encaminhado para consulta com ortopedista no Hospital Regional do Sudeste do Pará “Dr. Geraldo Veloso” (HRSP), em Marabá. “Estava trabalhando quando sofri o acidente e acabei fraturando o braço direito. Minha sorte é que fui socorrido rapidamente, e o Hospital tinha tudo o que eu precisava para me recuperar da queda”, contou Laurêncio.

O número de consultas especializadas no Hospital Regional, como a do paciente de Piçarra, alcançou a marca de 20.198 entre janeiro e agosto deste ano, ultrapassando em 24% o total de consultas registrado no mesmo período de 2021, quando a unidade realizou 16.325 atendimentos.

De acordo com o Serviço do Prontuário do Paciente, setor que controla e processa as informações dos usuários, as especialidades mais procuradas neste ano foram: Ortopedia (3.740 consultas); Fisioterapia (2.867); Terapia ocupacional (2.190); Neurocirurgia (2.044) e Cirurgia geral (1.778).

O médico Alexandre Rocha, diretor Técnico do HRSP, explicou que o aumento do número de consultas pode estar relacionado a uma maior quantidade de vacinados contra a Covid-19, que agora se sentem mais seguros para circular em lugares públicos. “Ano passado, muitas pessoas evitavam procurar os serviços médicos nos hospitais com medo de contrair a Covid-19. Com a conscientização e mais pessoas sendo imunizadas, a procura aumentou.
Também se deve à reputação do Hospital, que é referência para mais de 1 milhão de pessoas de 22 municípios”, destacou.

Segundo o diretor, o destaque na área de Traumato-ortopedia também está relacionado ao aumento de vítimas de acidentes de trânsito, domésticos e de trabalho. “Os motociclistas que sofreram acidentes lideram os atendimentos, seguidos de trabalhadores que caíram durante o serviço, e idosos acidentados em casa. No Regional de Marabá esses pacientes recebem acompanhamento multiprofissional até a reabilitação completa”, explicou.

Parceria

Valdemir Girato, diretor Hospitalar da Pró-Saúde, informou que o ambulatório do HRSP oferece consultas em 20 especialidades. “Além das consultas, caso o médico solicite, o paciente pode realizar exames e procedimentos cirúrgicos na própria unidade”, disse o gestor, ressaltando que a unidade atua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Os usuários atendidos no Hospital Regional do Sudeste do Pará são encaminhados pela Central Estadual de Regulação, que verifica a disponibilidade da especialidade e envia o paciente.

A unidade da rede pública estadual de saúde conta com atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Bucomaxilo; Cardiologia; Cirurgias geral, pediátrica, plástica, vascular e obstetrícia; Clínica médica; Nutrição; Fonoaudiologia; Terapia ocupacional; Fisioterapia; Infectologia; Neurocirurgia; Nefrologia; Oftalmologia; Urologia; Pediatria; Otorrinolaringologia e Ortopedia.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde