Hospital Regional do Sudeste do Pará recebe a visita da Organização Pan-Americana da Saúde

A agência é vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS) e o objetivo da visita era conhecer as boas práticas aplicadas pelo HRSP durante a pandemia da Covid-19

O Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), gerenciada pela Pró-Saúde em Marabá (PA), recebeu na manhã desta quinta-feira, 01/10, visita técnica de uma equipe da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

A iniciativa faz parte do plano de ações da agência, que trabalha com os países das Américas para melhorar a qualidade de saúde do sistema interamericano.

Vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), a OPAS tem viajado por todo o Brasil, para conhecer as experiências no combate ao novo coronavírus.

Durante a visita, a comitiva da organização conheceu as instalações do HRSP e os fluxos de atendimento da unidade, referentes ao combate da doença na região do Sudeste do Pará.

Para Maria Almiron, coordenadora de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres da OPAS e da OMS no Brasil, destaca a importância em conhecer o trabalho dos profissionais envolvidos e o aprendizado conquistado até o momento.

“Estamos aprendendo muito com os estados e municípios visitados, que têm conseguido enfrentar a pandemia da Covid-19, mesmo diante dos desafios da realidade dos países das Américas,” ressaltou.

O diretor Hospitalar do HRSP, Valdemir Girato, que acompanhou a equipe durante apresentação da unidade, reforçou as principais ações realizadas e que contribuíram para a melhoria dos processos assistenciais, segurança dos pacientes e colaboradores em meio a pandemia.

“Essa troca de experiência pretende dar visibilidade as ações de excelência desenvolvidos pelo HRSP na região, que conta com a expertise da Pró-Saúde em sua gestão”, explicou.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará é mantido pelo Governo do Estado, sendo gerenciado pela Pró-Saúde desde 2006. Com atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), é referência para Referência para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde