Hospital Regional de Santarém aborda empoderamento da Enfermagem

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, realizou uma vasta programação durante a Semana de Enfermagem. O evento teve como tema “Empoderamento da enfermagem na prática clínica e sua aplicabilidade no cuidado centrado no paciente” e, além de dinâmicas e interatividade, contou com cinco palestras e exposição de 13 trabalhos científicos.

As atividades tiveram como objetivo desenvolver o senso crítico, estimular produções científicas e o trabalho em equipe. “A atividade da área hospitalar é muito estressante e muito pesada, então pensamos em uma proposta que fosse, ao mesmo tempo, lúdica e científica. A ação foi realizada em forma de gincana para envolver todo o time com metas importantes a serem atingidas, como produção de artigos científicos, desenvolvimento de vídeos, auditorias internas, além de questões voltadas para gerenciamento de riscos e resíduos”, explica a diretora Assistencial Francilene Caldeira.

Além de abordar temáticas importantes e contribuir para o aperfeiçoamento profissional, o evento também foi uma forma de homenagear todos os profissionais da unidade, pois, apesar de ser relacionado à Semana de Enfermagem, algumas atividades foram desenvolvidas para atingir todos que atuam no hospital.

O primeiro colaborador da história do HRBA foi convidado a compartilhar a sua história. José Pedro de Sousa, de 72 anos, trabalhou na construção do prédio do hospital, tendo seu nome reconhecido na placa de inauguração. Em 2008, foi integrado ao setor de Manutenção, se aposentando em 2015. “Fui convidado para contar a minha história, como operário desde a época da construção. Eu me sinto muito feliz de ser lembrado! Esta semente que eu semeei aqui nesse hospital se tornou uma árvore frondosa de felicidade, alegria e prazer. É uma honra muito grande, eu amo este hospital, que foi a minha segunda casa”, destaca José Pedro.

No hall de entrada do hospital foi criado um Túnel do Elogio, espaço destinado a compartilhar recados de admiração, gratidão e motivação entre todos os colaboradores. “No Túnel do Elogio presenciamos cenas fantásticas, como uma colaboradora em lágrimas, chorando por ter recebido um elogio”, conta Francilene.

A colaboradora mencionada é a auxiliar administrativa Ana Beatriz, que trabalha há três meses no HRBA, no Pronto Atendimento. “Ao receber um recadinho, fiquei muito lisonjeada até porque não estava esperando por isso e sei o quanto é corrido no setor onde trabalho. Senti uma felicidade muito grande ao saber que sou muito bem acolhida e o meu trabalho é reconhecido”, agradece Ana.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde