Hospital Regional de Marabá realiza integração de estágio obrigatório

Estudantes de Medicina e Biomedicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foram recebidos no Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), em Marabá, para participar da integração institucional de estágio obrigatório, na sexta (9/8). O objetivo foi apresentar os setores e as orientações de comportamento pessoal e profissional na Unidade, do Governo do Estado do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

Por meio de convênio com a Instituição de Ensino Superior (IES), o Hospital Regional de Marabá recebe anualmente novos discentes para realização de estágio, uma das etapas para a composição curricular para a formação. Antes de partirem para as atividades práticas do internato, eles precisam se familiarizar com as rotinas e processos da Unidade. Nessa edição da integração participaram 35 acadêmicos, sendo 17 do 7º período de Biomedicina e 18 do 9º período de Medicina.

Para a gerente da Qualidade do HRSP, Patrícia Silva, promover a integração no hospital é um investimento desafiador e demonstra a organização da Unidade. “Acredito que o retorno vem na forma de engajamento, boas relações de trabalho, inovação e crescimento para o time e para a Unidade como um todo, com ganho excepcional para nossos usuários”, afirmou.

Da mesma forma, Pollyana Lobo, da Auditoria de Prontuário, acredita que esse momento é importante para o alinhamento sobre o tratamento de informações sigilosas, por exemplo. “O acesso responsável ao prontuário é de grande importância, considerando o aspecto legal e sigiloso dentro da instituição, e pelo aprendizado sobre o manuseio e a guarda do prontuário, conforme as normas vigentes. Trata-se de um documento importante tanto para o usuário como para a equipe multiprofissional”, alertou.

O interno do 9º período de Medicina, Bruno Salgado, elogiou a iniciativa. “Ressalta o comprometimento da instituição para com a excelência dos serviços prestados à população, tendo como norte a humanização e a sustentabilidade. Minhas expectativas em relação a este campo de estágio são incomensuráveis e animadoras uma vez que o Hospital semeia um ambiente favorável ao fomento do ensino e da pesquisa em saúde na região do Carajás”, avaliou.