Hospital Regional de Altamira promove palestra sobre câncer de mama na Infraero

Os funcionários do aeroporto de Altamira, pertencente à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), participaram da palestra “O câncer de mama e assuntos inerentes à Saúde da Mulher”, conduzida por profissionais da área da saúde do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

Na palestra foi evidenciado, por meio de pesquisas, o alto índice de mortalidade por conta do câncer de mama e colo de útero. De acordo com o enfermeiro do HRPT, Cleiton Sousa Araújo, que ministrou a ação, este momento do Outubro Rosa é a oportunidade para a promoção da mulher. “Os dados impressionam, principalmente na região Norte do País. Aí o que nos faz questionar, como e por que? A educação em saúde é uma ação valiosa e forte e que contribui para a diminuição destes dados”, explica. 

Para a diretora de Enfermagem, Luciane Madruga, essa iniciativa partiu da solicitação da Infraero ao Hospital, que necessitou de um profissional capacitado na área para aplicar este assunto de grande importância para o público feminino relacionado à empresa. Ela acrescenta que, além de levar as informações técnicas, também foram exibidas estruturas anatômicas do útero, mama, ovários e materiais de coleta do exame Papanicolau para o melhor entendimento do público participante.

Para o superintendente do aeroporto de Altamira, Igor Batista de Souza, a palestra sobre o Outubro Rosa 2018 foi um sucesso com a parceria dos profissionais do HRPT. Ele também considera que essa iniciativa garante melhor produtividade na área de trabalho e eleva a autoestima dos colaboradores do aeroporto. “Foi ressaltado na palestra a necessidade de todos realizarem os exames de rotina e quaisquer alterações que a mulher sentir, procurar um médico. Foi grande a importância para a comunidade aeroportuária local, que conseguiu perceber a necessidade de realizar os devidos cuidados com a saúde”, comenta.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde