Hospital Regional de Altamira promove ação educativa ao câncer de mama para colaboradoras do Siralta

O Sindicato dos Produtores Rurais de Altamira (Siralta) promoveu o evento “Café com Saúde”, na manhã do dia 30/10, que reuniu cerca de 40 colaboradoras. A ação contou com o apoio da Agrorural Engenharia e a parceria do Hospital Regional da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), gerido pela Pró-Saúde Associação de Assistência Social e Hospitalar, que disponibilizou profissionais do Grupo de Trabalho da Humanização (GTH) para ministrar a ação.

O tema trabalhado com os participantes foi “Nutrição e Prevenção do Câncer de Mama”, que apontou os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer, o que inclui a obesidade, sedentarismo e má alimentação. 

Segundo a terapeuta ocupacional do HRPT, Rafaela Rizzi, foram abordados praticamente os hábitos de vida das mulheres, a importância do diagnóstico precoce que garante a cura do câncer. “Foi bem proveitosa a ação. Afinal, foi apresentado o universo feminino com as diversas ações que a mulher exerce na sociedade e, infelizmente, esquecem de cuidar de si mesma”, conta.

A participante Claci Ribas Pereira conviveu com o câncer de mama, em 2016, e hoje está curada, sendo que a sua mãe chegou a ser diagnosticada e não venceu a doença. “Eu fiquei muito emocionada. Sempre sinto gratidão e felicidade. É tão bom falar para outras mulheres o que eu passei e como consegui lutar e ficar vitoriosa”, comentou.

A ideia de abordar a prevenção do câncer de mama para as colaboradoras do Sindicato é de grande importância, explica Jairo Fidelis, que é sócio proprietário da Agrorural Engenharia. “Decidimos marcar este evento para conscientizar as mulheres quanto a importância da alimentação saudável, o autoexame, a importância do diagnóstico inicial da doença para conseguir a cura. Ficamos felizes por elas tirarem um tempinho para este assunto. Superou a nossa expectativa”, enfatiza.

De acordo com Sônia Abreu, da Empresa Agrorural Engenharia e participante do evento, a parceria do HRPT foi fundamental, pois abordou informações novas, principalmente a respeito da alimentação correta que devemos ingerir para prevenção do câncer de mama. “Agradecemos imensamente a disponibilidade das profissionais que foram ministrar a palestra. O interessante é que contatamos o hospital e fomos prontamente atendidos”, conta.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde