Hospital Regional da Transamazônica promove semana do rim

Para alertar sobre as possíveis causas, prevenção e tratamento de doenças renais, o Hospital Regional Público da Transamazônica promove a partir do dia17 até o dia 21 a Semana do Rim, em alerta ao Dia Mundial do Rim, celebrado no dia 13 de março.

 Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, 12 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de mal nos rins, como cálculos, inflamações e infecções.

 A população de Altamira conta com uma equipe multiprofissional do setor de Nefrologia do HRPT que promove a medição de pressão arterial e o teste da glicemia gratuitamente em frente ao Hospital. Há ainda distribuição de folders e orientações sobre as doenças renais com psicólogo, nutricionista e assistente social. De terça até sexta-feira, as equipes farão visitas em unidades de saúde municipais para levar informações aos usuários através de palestras.

 Seu Manoel Borges do Nascimento de 68 anos foi um dos que aproveitou a oportunidade para se cuidar. “Qualquer iniciativa que seja a favor da saúde é bem vinda. É a primeira vez que participo”, afirmou ele, que estava dentro dos padrões de glicemia e pressão. Os pacientes que se encontravam com alguma alteração nos exames realizados eram encaminhados para o pronto atendimento do HRPT.

 Kátia Cristina, enfermeira técnica responsável pelo setor de nefrologia do Hospital disse que o objetivo da campanha é alertar sobre os riscos das doenças renais. “As doenças renais têm causas diversas e podem progredir para a perda completa da função dos rins se não forem descobertas e tratadas a tempo. As principais causas da doença são hipertensão (pressão alta), diabetes, doenças hereditárias como a doença policística, obstrução (pedras nos rins, tumores) e infecções nos rins. Esta campanha visa alertar a população sobre como se cuidar para não vir a ter ou identificar previamente este paciente que tem pré disposição para que ele não tenha que a fazer o tratamento de hemodiálise”, explicou.

Confira a programação completa da Semana do Rim do HRPT:

 

Dia 17/03 – Aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações sobre doenças renais em frente ao HRPT.  (A partir de 08h)

Dia 18/03 – Unidade Básica de Saúde do Bairro da Brasília. (A partir de 09h)

Dia 19/03 – Unidade Básica de Saúde do Bairro Mutirão. (A partir de 09h)

Dia 20/03 – Unidade Básica de Saúde do Bairro Boa Esperança. (A partir de 09h)

 

Dia 21/03 – Unidade Básica de Saúde do Bairro Independente II. (A partir de 09h)

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde