Novembro Azul

Hospital Regional da Transamazônica encerra campanha Novembro Azul com palestras e exames preventivos

A campanha, dedicada aos cuidados com a saúde do homem e a prevenção de doenças, contou com a realização de exames preventivos e orientações sobre o tema para colaboradores da unidade

O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre a saúde masculina em todo o mundo. De acordo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença entre os homens. Além disso, estima-se que 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos de idade.

Com o objetivo de orientar os colaboradores sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), unidade pertencente ao Governo do Pará e gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, em Altamira, realizou ações internas com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Os colaboradores da unidade, com 45 anos ou mais, foram consultados pelo médico do trabalho e, posteriormente, realizaram exames de eletrocardiograma (ECG) e PSA, que detecta se há alguma alteração nos antígenos específicos da próstata na circulação sanguínea.

No total, 22 colaboradores foram mapeados como público-alvo e encaminhados para consulta com o médico urologista da unidade, que avaliará o resultado e dará as orientações e encaminhamentos necessários para cada caso.

Além da oferta de exames, os colaboradores participaram ainda de uma palestra com Raphael Jacobs, médico do Trabalho, onde puderam tirar dúvidas e entender a respeito dos sintomas, tratamento e as causas da doença.

De acordo com o médico, o câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer na população masculina. “Trata-se de uma doença curável e tratável, quando diagnosticada precocemente. A chance de cura gira em torno de 90%, mas existe tanto preconceito em relação ao exame de toque, que grande parte dos pacientes diagnosticados já não tem essa possibilidade”, alerta o médico.

Hospital Regional Público da Transamazônica possui a especialidade de urologia, com a oferta de consultas e exames para detecção precoce do câncer de próstata, como toque retal, ultrassom e PSA. Os agendamentos para atendimento na unidade são realizados mediante solicitação à Central de Regulação de Vagas de cada município da região do Xingu.

Novembro sempre azul

A campanha “Novembro Sempre Azul” da Pró-Saúde, entidade filantrópica que realiza a gestão do Hospital Regional Público da Transamazônica, reforça a importância da prevenção e atenção aos cuidados com o câncer de próstata.

Neste ano, a entidade lançou ainda um e-book gratuito sobre câncer de próstata, que oferece informações sobre o panorama geral da doença no Brasil e no mundo, além de esclarecer as dúvidas mais frequentes. Para fazer o download, clique aqui.

O Regional da Transamazônica é reconhecido nacionalmente entre os melhores hospitais públicos do Brasil e possui a certificação ONA 3 Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconhecimento que atesta a qualidade dos serviços prestados à população no interior do Pará.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde