Dia Mundial da Água

Hospital Oncológico Infantil sensibiliza sobre o consumo eficiente de água

Na semana do Dia Mundial da Água o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, promove e reforça o debate sobre o papel de um dos mais importantes nutrientes para a vida humana e como devemos preservá-lo. Uma programação especial sobre o tema foi executada durante toda esta semana por meio da campanha com slogan “Um pingo de consciência faz a diferença”.

Para dar início à iniciativa, o hospital realizou orientação lúdica, na última segunda-feira, 22, em uma de suas brinquedotecas, para as crianças, adolescentes e seus acompanhantes que aguardavam atendimento ambulatorial. Durante a ação, colaboradores de diversos setores dividiram experiências sobre a importância da água para o seu trabalho, por meio de desenhos e brincadeiras.

As ações estão alinhadas com o tema “Valorizando a água”, proposto este ano pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a pergunta “O que a água significa para você?”.

O Setor de Nutrição e Dietética, por exemplo, abordou a utilização desse nutriente na higienização dos alimentos. Já a área de Enfermagem orientou as pessoas sobre a higienização das mãos neste momento de pandemia.
Enquanto a área de Custos falou dos impactos causados pelo desperdício de água e o Setor de Sustentabilidade ensinou como usá-la de modo eficiente.

A campanha encerra no dia 26 de março e ainda levará outras orientações durante a semana para os colaboradores. Um dos reforços para essa ação será o trabalho da Rádio Super Maninhos, inaugurada especificamente para o evento. Os colaboradores poderão participar das transmissões da rádio por meio do Ecofone, um momento de interatividade, sendo que serão convidados a ligar para o setor de Sustentabilidade e responder perguntas envolvendo o tema água.

Gerenciado pela Pró-Saúde, sob contrato com a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA), o Hospital Oncológico Infantil é referência na Região Norte para o atendimento especializado e gratuito de tratamento de câncer infantojuvenil. Em 2019, a unidade ultrapassou a marca de um milhão de atendimentos, cinco anos após sua inauguração.

“Ações como essa são rotina no hospital. Aqui, sempre desenvolvemos projetos que difundem informações sobre questões socioambientais e financeiras, sempre alinhadas aos compromissos dos objetivos do desenvolvimento sustentável”, destaca Beatriz Garcia, analista de sustentabilidade, área que desenvolve a proposta.

Para a profissional, a data encaixa-se completamente neste propósito. “Com o apoio dos demais setores do hospital, queremos mostrar, neste Dia Mundial da Água, que o nutriente essencial para nossas vidas também é fundamental para o nosso fluxo de trabalho e para o dia a dia da unidade”, concluiu.

Criação

De acordo com a ONU, em todo mundo, 2 bilhões e 200 milhões de pessoas não têm acesso ao serviço. Em 2050, serão 5 bilhões e 700 milhões vivendo em áreas com escassez de água pelo menos um mês por ano.

O Dia Mundial da Água foi sugerido na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, mas passou a ser comemorado desde 1993.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde