Hospital Oncológico Infantil é destaque em Fórum para líderes em saúde pública das Regiões Norte e Nordeste

Unidade paraense, referência de atendimento oncopediátrico na região Norte, apresentará a experiência do acesso ao tratamento oncológico no contexto público, destacando o modelo de gestão profissional, planejamento e os desafios na oferta de serviços médico-assistenciais

Líderes da saúde estarão “reunidos”, virtualmente, nos dias 25 e 26 de novembro, no II Fórum Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC). O evento debaterá sobre a necessidade e a busca de soluções para a atenção oncológica nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil. O fórum é realizado pelo Movimento TJCC, com iniciativa da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e Instituto Roda da Vida.

A programação contempla assuntos sobre integralidade do cuidado, direitos dos pacientes com câncer, desafios para o diagnóstico oportuno e tratamento ideal, câncer em tempos de pandemia, tecnologias inovadoras na atenção oncológica, protocolos de acesso, dentre outros.

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, unidade do Governo do Pará, gerenciada pela Pró-Saúde, será uma das instituições participantes e, nesta quarta-feira (25/11), fará a abertura do evento com a apresentação da palestra “Oncologia Pediátrica: cuidando de crianças, histórias e vidas”.

A diretora Hospitalar, Alba Muniz, conduzirá o tema, abordando diversos aspectos, tais como experiência do acesso ao tratamento oncológico no contexto público, modelo de gestão, gestão profissional, planejamento e desafios na oferta de serviços médico-assistenciais em período de pandemia.

“Participar do fórum é um ganho significativo, pois reforça a importância da nossa instituição na Região Norte, ao mesmo tempo que chama a atenção da sociedade sobre o câncer infantojuvenil, doença que acomete, anualmente, cerca de 12.500 crianças e adolescentes. Discutir o tema é sempre essencial”, ressalta Alba.

O II Fórum TJCC tem a adesão de médicos, profissionais da saúde, representantes de governos, hospitais e de organizações de apoio ao paciente. A primeira edição do Fórum aconteceu em Fortaleza, no ano passado.

Para assistir à programação do Fórum é necessário efetuar a inscrição aqui.

Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC)

É um movimento que congrega representantes de diferentes setores voltados ao cuidado do paciente com câncer, como gestores de saúde, entidades médicas, hospitais, profissionais de saúde, pesquisadores, profissionais de imprensa, associações de pacientes e outros, comprometidos com a garantia do direito do paciente ao acesso universal e igualitário à saúde.