Hospital Oncológico Infantil alerta para a importância do diagnóstico precoce

No Dia Internacional da Luta Contra o Câncer Infantil, celebrado no dia 15 de fevereiro, a unidade, referência no tratamento de câncer infantojuvenil no Norte do país, promove orientação sobre os principais sintomas da doença

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, localizado em Belém (PA), é uma unidade de referência no norte do País no tratamento de crianças e adolescentes com câncer. Desde a sua inauguração, em 2015, o hospital já realizou mais de 1 milhão de atendimentos entre cirurgias, internações, exames, sessões de quimioterapia, entre outros.

Na data que celebra o Dia Internacional da Luta Contra o Câncer Infantil, em 15 de fevereiro, o Hospital Oncológico alerta sobre a importância do diagnóstico precoce como principal forma de combater a doença e aumentar as chances de cura. O Oncológico Infantil é uma unidade que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada desde a sua inauguração pela Pró-Saúde, uma instituição filantrópica com mais de meio século na área de gestão hospitalar.

De acordo com o relatório do Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre os anos de 2020 e 2022, o Brasil deve registrar cerca de 625 mil novos casos de câncer. Essa estimativa, divulgada pelo instituto, prevê aumento do número de casos em comparação o relatório anterior, do biênio 2018-2019.

Entre os 625 mil novos casos, cerca de 8.450 devem ser diagnosticados em crianças e adolescentes, na faixa etária de 0 a 19 anos, sendo que, nos dois públicos, a maior incidência de diagnósticos deve ocorrer na Região Sul, seguida pelas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Os dados ajudam no aprimoramento de ações de saúde pública, assim como no controle da doença, tanto para os casos relacionados a adultos com a ampliação das campanhas de prevenção e de estímulo a adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Nos casos envolvendo jovens e crianças, o diagnóstico precoce é um importante alado no tratamento, possibilitando uma chance de cura de até 80%.

O Dia Internacional da Luta Contra o Câncer Infantil foi criado pela Confederação Internacional de Pais de Crianças com Câncer – ICCCPO, para atingir a meta de redução da taxa de mortalidade infantil pela doença, mobilizando mais 90 países na causa.

 

Alerta para os sintomas

Para a oncopediatra Alayde Vieira, é preciso que os responsáveis pelas crianças fiquem atentos a alguns sintomas que podem ajudar no diagnóstico precoce. “Febre prolongada, emagrecimento, inflamações que podem surgir por conta de infecções ou não, podem ser indícios de câncer. Diferentemente do adulto, na criança a gente não tem como fazer uma prevenção, por isso, a importância da atenção aos pais ou responsáveis a esses sinais é fundamental para se chegar ao diagnóstico precoce e melhorar as chances de cura”, ressalta a profissional do Oncológico Infantil.

O pequeno Adryan Loghan traz no nome uma homenagem à mãe, Adria Pimentel, e ao famoso super-herói dos filmes e histórias em quadrinhos – o Wolverine, que é imune a toxinas e tem o poder de autocura. O que os pais não esperavam era que, em apenas quatro anos, passariam a ver o filho como um herói em busca da cura contra o câncer. O menino tem um neuroblastoma, tipo de câncer que atinge células nervosas em várias partes do corpo, com maior incidência nos tecidos da glândula suprarrenal.

Além de Loghan, mais de 900 crianças são atendidas no Oncológico Infantil, unidade que oferece atendimento 100% gratuito pelo SUS. Em 2019, registrou 341.440 atendimentos, com média de 97% de aprovação dos usuários no segmento de oncologia pediátrica. A unidade também se destaca por realizar procedimentos de altíssima complexidade, como a cirurgia conhecida pelo nome de “Frozen Bone”. Realizada em abril, a técnica faz uso do nitrogênio líquido em uma temperatura abaixo dos 100 graus negativos para o congelamento do osso ou a parte dele atingida pelo tumor. Foi o primeiro procedimento do tipo feito na região Norte do Brasil.

No ano passado, a unidade se tornou o primeiro na rede pública de saúde do país com atendimento dedicado a crianças e adolescentes com câncer, a conquistar a certificação ONA 3 Acreditado com Excelência. Concedido pela Organização Nacional de Acreditação, uma das mais respeitadas entidades avaliadoras dos serviços de saúde do país, este é um reconhecimento ao padrão de qualidade e segurança em saúde da unidade.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde