Hospital Metropolitano leva acolhimento espiritual aos colaboradores

Nesta sexta-feira, 24/04, o Padre Nilton Reis, da Paróquia Cristo Peregrino, visitou os corredores e departamentos do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, para levar uma bênção e orações aos colaboradores e profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus (Covid-19). O HMUE é uma unidade do Governo do Pará, gerenciada pela Pró-Saúde.

O religioso, respeitando as diretrizes de segurança do hospital e de outros órgãos de saúde, falou sobre a importância de manter a fé neste momento de pandemia. “Devemos sempre ter fé. Só a dimensão da fé proporciona a esperança que todos precisam nesta pandemia. Precisamos continuar essa luta, acolhendo nossos irmãos, abençoando esses profissionais que estão aqui salvando vidas”, destacou o Padre Nilton Reis.

O religioso faz parte dos grupos de voluntários da Pastoral da Saúde, institucionalizada pela Pró-Saúde, que levam apoio espiritual aos pacientes que estão internados quando precisam de acolhimento. Esse apoio vem por meio de músicas, contação de histórias, oração e escuta por intermédio de departamento de Projetos Sociais e Humanização.

De acordo com a coordenadora Roberta Cardins, a ação da Pastoral da Saúde visa confortar os usuários e pacientes nesse momento tão delicado de suas vidas, levando fé e solidariedade. “Com esse acolhimento podemos trazer conforto e apoio aos nossos colaboradores que estão aqui atendendo todos dias. Aqueles que têm família e amigos, e ainda sim, escolheram estar conosco, sendo resilientes e enfrentando esse desafio”, afirma.

O HMUE é uma unidade que presta atendimento 100% gratuito, referência no tratamento de média e alta complexidades em traumas e queimados para a região Norte, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Metropolitano realizou, em 2019, mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.