Hospital Metropolitano inicia campanha Ação do Bem

Iniciativa visa o bem-estar físico, emocional e psicológico de profissionais da saúde e pacientes

Nesta terça-feira (7), data em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), gerenciado pela Pró-Saúde em Ananindeua, deu início a campanha Ação do Bem. Voltada para usuários, acompanhantes e colaboradores, o projeto traz ações que visam potencializar os cuidados e acolhimento aos profissionais de saúde que estão atuando exaustivamente no combate ao novo coronavírus. Além disso, conscientizar a população sobre a necessidade de dar atenção ao corpo e a mente, para manter uma vida saudável.

A abertura da campanha foi realizada pela manhã, com música especial de incentivo e solidariedade, cantada nos corredores da unidade. O momento contou também com a entrega de mensagens de carinho e um poema de agradecimento, entregue para todos que trabalham no hospital e estão na linha de frente do atendimento ao paciente.

“A música, o poema e as palmas são uma forma de homenagear e reconhecer o papel desses profissionais na vida de muitas pessoas. Eles orientam, cuidam e ensinam. Todo dia, eles vêm ao hospital e prestam um atendimento humanizado, salvando vidas”, destaca Adriana Durans, analista de Sustentabilidade do HMUE.

No período da tarde, a equipe de Humanização realizou uma ação especial de higienização das mãos, com pacientes pediátricos e seus acompanhantes. A higiene das mãos é uma das seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente e um ponto fundamental na prevenção da Covid- 19.

Por meio de atividades físicas e educativas, orientações de acolhimento, apoio emocional e psicológico, a campanha acontecerá durante todo o mês de abril. As ações serão realizadas pelos setores de Humanização, Gestão de Pessoas, Projetos Sociais, Medicina do Trabalho e Sustentabilidade.

Ações do Bem

Correio Solidário

Um mural com mensagens de carinho e apoio será montando no hall de entrada da unidade. A equipe de Projetos Sociais receberá mensagens dos colaboradores para a exposição no mural. Os profissionais da unidade poderão retirar e colocar novas mensagens para seus colegas de trabalho, como uma forma de cuidado e atenção ao próximo. Voluntários também enviarão mensagens via celular, para que sejam entregues aos usuários e pacientes.

Musicoterapia

Durante a semana, sessões de musicoterapia acontecerão nos corredores e no refeitório do hospital. O objetivo é trazer relaxamento para os usuários, acompanhantes e colaboradores, além de agradecer aos profissionais de uma forma diferente, utilizando a música como dispositivo de empatia. Músicas de agradecimento foram escolhidas pela equipe de Humanização para trabalhar o bem-estar e promover reflexão sobre o trabalho realizado por todos no hospital.

AcolhePsi

O cuidado com a mente também é visto com uma importante ferramenta para coibir o aparecimento ou progressão de doenças. Por isso, a equipe de Gestão de Pessoas criou o projeto AcolhePsi, que oferece atendimentos psicológicos para todos os profissionais de saúde do HMUE. O intuito do serviço é oferecer suporte emocional para enfrentar a ansiedade e o estresse durante a pandemia do novo coronavírus. Os profissionais podem receber o atendimento por telefone ou via Skype e o laboratório de Educação à Distância do hospital também foi cedido para atendimento online.

“Aquele colaborador que permanece atendendo na unidade, precisa exercer suas atividades com equilíbrio emocional. Isso é essencial para ele poder dar uma assistência com qualidade e segurança para os pacientes e demais usuários. Além disso, não podemos esquecer dos que estão home office ou isolados por ser do grupo de risco da doença. Com tantas informações, medos e inseguranças, precisamos dar esse suporte e ajudar uns aos outros”, destaca a coordenadora de Gestão de Pessoas, Rose Monteiro.

Higienização das mãos

A 5ª Meta Internacional de Segurança do Paciente, higienização das mãos, será trabalhada com todos os pacientes e áreas de internações, alertando sobre a importância do ato na prevenção da Covid-19 e outras doenças infecciosas. “Um gesto simples contribui para evitar diversas infecções. Em tempos de pandemia, nunca se priorizou tanto este ato, seja realizando com uso de água e sabão ou álcool 70% em gel. Estamos reforçando esse cuidado tão importante com as crianças e suas famílias em nossas unidades de internação, de forma lúdica, com vídeos ilustrativos e material de pintura”, afirma Natália Failache, coordenadora de Humanização.

Atividades físicas ao ar livre

Os colaboradores de setores administrativos e assistenciais irão realizar in loco atividades de alongamento e técnicas de respiração, voltadas para o controle da ansiedade e níveis de estresse. As atividades serão realizadas pela Fisioterapia do Trabalho, respeitando todos os critérios de prevenção durante o período de pandemia. A ação tem o intuito de proporcionar relaxamento, minimizar possíveis tensões musculares e auxiliar na saúde física dos profissionais.

O HMUE é uma unidade que presta atendimento 100% gratuito, referência no tratamento de média e alta complexidades em traumas e queimados para a região Norte, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2019, o Metropolitano realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.

Ampliar fonte
Contraste