Hospital Metropolitano disponibiliza pontos de apoio para romeiros do Círio de Nazaré

Serão três locais de atendimento entre os dias 7 e 9 de outubro

Outubro é um mês especial para os paraenses, com a celebração do Círio de Nazaré, uma grandiosa manifestação de fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré. Para apoiar os romeiros, que vêm de diferentes regiões do Estado, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) disponibilizará pontos de atendimento, nos dias 7,8 e 9 de outubro, com curativos, massagens, hidratação e outros atendimentos multiprofissionais.

Com uma atuação histórica na festividade, a unidade, que pertence ao Governo do Estado do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, disponibilizará neste ano, em parceria com a Cruz Vermelha do Pará, três pontos de apoio: na sexta-feira (7), em frente ao hospital, na BR-316; no sábado (8), em uma balsa flutuante durante a romaria fluvial; e domingo (9), na avenida Presidente Vargas, no bairro Campina, durante realização da procissão do Círio.

Realizado há mais de 200 anos na cidade de Belém, o evento é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

“Neste ano, temos a retomada das romarias, suspensas durante os dois anos de pandemia. É um momento histórico e de grande expectativa, e o Hospital Metropolitano estará presente, acolhendo os romeiros e proporcionando a experiência única de vivenciar a maior festividade religiosa do país, viva Nossa Sra. de Nazaré, desejamos um abençoado Círio a todo povo paraense. ”, destaca Thiago Zache, diretor Hospitalar da unidade.

Pontos de apoio

Com uma localização estratégica de entrada e saída da capital, durante as festividades, em frente ao Hospital Metropolitano acontece, em diferentes momentos, a passagem da berlinda de Nazaré. O local também é trajeto de centenas de promesseiros, que chegam à cidade a pé advindos de outros municípios, e por isso, foi escolhido como primeiro ponto de apoio, na sexta-feira (7).

Entre os atendimentos multiprofissionais disponibilizados estarão verificação de pressão arterial, glicemia e avaliação de lesões nos membros inferiores. As equipes se revezarão na preparação de curativos, aplicação de medicamentos, massagens, além de fornecer água e lanches para que eles concluam com êxito a caminhada.

“É um caminho longo, difícil e debilitante. Por isso, oferecemos esse apoio para que sigam em frente com saúde e consigam concluir a procissão”, explica Roberta Cardins, do Escritório de Experiência do Paciente do HMUE.

No sábado (8), o Metropolitano estará presente no Círio Fluvial, com a Balsa de Atendimento Especializado, em parceria com a Marinha Brasileira. Serão 20 leitos de urgência e um de Terapia Intensiva (UTI), para dar suporte ao evento. Além dos insumos e equipamentos, a unidade disponibilizará oito profissionais, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

Natacha Cunha, enfermeira do Departamento de Ensino e Pesquisa, integrará o time de atendimento do Metropolitano durante o Círio. “Atuo no evento desde 2010 e, pelo Hospital Metropolitano, desde 2019, quando fui admitida. Tive a grata surpresa de entrar justamente em um dos setores responsáveis pela organização dos pontos de atendimento aos romeiros. É um privilégio poder continuar participando como sempre fiz. Não é apenas trabalho, é uma honra”, declara a profissional, que participa pelo quarto ano seguido das ações da unidade.

Já no domingo (9), quando ocorre a maior e mais importante romaria, que reúne milhões de pessoas na cidade de Belém, as equipes da unidade estarão no Posto de Atendimento da Avenida Presidente Vargas, para realizar os primeiros-socorros.

“O Hospital Metropolitano é uma referência em saúde no Pará e não poderia ficar de fora desse evento tão grandioso que é o Círio de Nazaré. Nossas equipes estarão a postos, em locais estratégicos, para levar atendimento de qualidade e excelência aos paraenses, cumprindo nosso papel social além dos muros da unidade”, enfatiza Thiago Zache.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde