Hospital Metropolitano capacita 100% dos funcionários para atuar em situação de incêndio

Todos os profissionais que atuam no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, receberam, ao longo da última semana, o treinamento teórico sobre evacuação de área em caso de incêndio, que faz parte das ações de prevenção realizadas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da unidade.

Ministrado pelos bombeiros civis do hospital, com duração de cinco dias, a programação contou com apresentação de vídeos de sensibilização, exemplos de acidentes vivenciados em outros hospitais e exemplos do que deve ou não ser feito em caso de situações urgentes.

“Ninguém espera por um acidente e todos trabalham para que eles sejam evitados ou, caso aconteçam, sejam minimizados a ponto de não oferecer dano aos colaboradores, acompanhantes ou pacientes”, afirma o bombeiro Jonilson Matos.

Para reduzir qualquer tipo de risco aos usuários do Hospital Metropolitano, a unidade, que pertence à rede de saúde do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, conta com mais de 150 brigadistas, cujas funções incluem o prévio conhecimento do plano de emergência contra sinistros, a avaliação dos riscos existentes, além da prática de exercícios simulados.

O engenheiro do trabalho, Rogers de Jesus, ressalta que, com o treinamento, a meta foi capacitar 100% dos trabalhadores.

“Se acontecer um sinistro no hospital, é importantíssimo que todos saibam o que fazer, dos setores administrativos até a assistência”, comenta. “O hospital é lugar grande, com complexidade grande. Temos pacientes, acompanhantes e colaboradores e, caso seja necessário, todos precisam ser retirados com segurança”, finaliza.

Referência no cuidado

Referência no tratamento de média e alta complexidades em traumas e queimados para a região Norte pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência dispõe de 198 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusivo para pacientes vítimas de queimaduras, além de leitos de UTI.

A unidade recebe pacientes da Região Metropolitana de Belém, dos diferentes municípios do Pará e também de outros Estados.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde