Hospital Materno-Infantil de Barcarena realiza cirurgia inédita na região do Baixo Tocantins*

O primeiro relato de correção de gastrosquise é da bebê Isis Pietra, que passou por uma cirurgia no intestino e recebeu alta hospitalar nesta quarta-feira (05) depois de total recuperação. Jaqueline Lima (16) deu a luz a bebê no dia 1° de maio e, já na terceira semana após o procedimento, a pequena Isis começou a se alimentar pelo seio materno.

Diagnosticada desde o sétimo mês de gravidez com gastrosquise, parte do intestino do bebê se formou para fora do corpo. A correção do problema congênito foi feita pela a equipe médica do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com SESPA (Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Pará).

Jaqueline foi transferida para UTI neonatal na mesma noite que deu entrada para a dar à luz a bebê. Essa condição pôde ser identificada por meio da ultrassonografia realizada durante o pré-natal e o tratamento foi iniciado logo após o nascimento do bebê, com o objetivo de prevenir complicações e favorecer a entrada do intestino e, posteriormente, fechamento da abertura abdominal, em procedimento técnico realizado pela cirurgiã pediátrica Thais Mourão.

“A gastrosquise é uma má formação da parede abdominal do bebê onde não ocorre a completa formação e há exposição das vísceras. A falta de diagnóstico pode levar a um retardo do atendimento o que poderia gerar uma reação inflamatória. O ideal é que seja feita nas primeiras 6h após o nascimento. Em relação a cirurgia, o cuidado é especial e, no caso da Isis, fizemos uma inspeção das vísceras. Ela foi operada na primeira hora após o nascimento, foi possível reduzir todo o conteúdo e fechar a parede do estômago de forma primária”, relata a cirurgiã.

Jaqueline, mãe da bebê Isis, a qualidade no atendimento no HMIB já era reconhecido pela família.

“Eu estava tão aflita e nervosa, mas pude conhecer esse hospital por indicações e por meio de uma tia que confirmou a qualidade dos atendimentos. Conversei com a equipe médica, tirei todas as minhas dúvidas e aqui eu pude fazer a cirurgia. Eu me senti aliviada depois da confirmação que tudo tinha ocorrido bem, pois tive toda assistência. Eu estava apreensiva, mas a equipe foi incrível e foi tão rápido. Eu estou muito feliz que minha filha esteja salva. Eu nunca fui atendida tão bem, vou voltar sempre para ser atendida aqui”, afirma a mãe.

De acordo com a enfermeira Jéssica Cavalcante, todo o procedimento foi muito satisfatório e o bebê não teve complicações. “Foi uma experiência incrível participar da cirurgia e acompanhar a evolução desse bebê. É uma satisfação imensa poder oferecer toda essa assistência a mãe e a criança. Nossa equipe técnica não mediu esforços para que a bebê pudesse ter alta com total recuperação. Não houve nenhum problema pós-operatório e a equipe multiprofissional esteve atenta a todos os cuidados”, explica a enfermeira.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde