Outubro Rosa

Hospital Madre de Dio promove encontro de conscientização sobre a Saúde das Mulheres para comunidade de São Miguel do Iguaçu

O evento buscou promover a saúde da mulher a partir da conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero

Neste mês de outubro, o Hospital Madre de Dio (HMD), em São Miguel do Iguaçu, assumiu a missão de promover a saúde da mulher a partir de ações de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

O HMD Mulher, selo criado para promoção de ações sobre a saúde das mulheres tem o intuito de viabilizar a discussão sobre as doenças que mais afetam a população feminina no Brasil. O objetivo é proporcionar mais informação e acesso aos serviços de diagnóstico que contribuem para a redução da mortalidade.

Na última semana, o Madre de Dio reuniu a comunidade de São Miguel do Iguaçu para o 1º Encontro de Conscientização sobre a Saúde das Mulheres.

“Nosso intuito foi enfatizar a importância da conscientização e esclarecer algumas informações sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, doenças que mais matam mulheres no Brasil”, comenta Geralda Servola dos Santos, gerente Financeira e Contábil do Madre de Dio.

O evento contou com a participação da nutricionista e coordenadora do setor de Nutrição e Dietética do HMD, Flávia Carmona, e a professora, radiologista e coordenadora do setor de Imagem, Patricia Moreira, que discutiram, respectivamente, a importância da alimentação saudável para a prevenção de doenças e a realização de exames preventivos.

Para o encontro foram disponibilizadas 90 vagas presenciais e uma sala para transmissão virtual. O evento contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre profissionais da unidade e comunidade local.

Para a nutricionista Flavia Carmona, uma das palestrante do evento, falar de prevenção ao câncer de mama, do colo do útero e alimentação, é falar de vida.

“A nutrição tem papel importantíssimo na prevenção do câncer, durante o tratamento e no pós-operatório. A alimentação adequada auxilia no equilíbrio hormonal, celular e a manter nosso PH neutro, reduzindo a produção de fatores tumorais e, além disso, aumenta a nossa imunidade”, comenta Carmona.

Para fechar o evento, foi servido um coffe-break temático, simbolizando a importância da união das mulheres para a conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado mundialmente por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos de 1990.

O câncer de mama é considerado o mais incidente entre as mulheres brasileiras. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que neste ano, surjam mais de 66 mil novos casos da doença. No Paraná, o número pode chegar a 3,5 mil novos casos.

Para alertar sobre a importância da prevenção e atenção aos cuidados durante todo o ano, a entidade filantrópica Pró-Saúde, gestora do Hospital Madre de Dio, lançou a campanha “Outubro Sempre Rosa”. A iniciativa conta com um e-book gratuito sobre câncer de mama, que reúne informações sobre o panorama geral da doença no Brasil e no mundo, além de esclarecer as dúvidas mais frequentes. Para fazer o download, acesse: https://bit.ly/3mx5F0K

Já o câncer do colo do útero, considerado o terceiro tumor maligno mais frequente no Brasil, está na quarta posição de causa de morte (por câncer) entre a população feminina. Segundo o Inca, em 2021, estima-se mais de 900 casos da doença no Paraná.

O objetivo da campanha Outubro Rosa – HMD Mulher, é compartilhar informações sobre o câncer de mama e alertar a população feminina sobre o câncer do colo do útero. Neste mês, a fachada do hospital ganhou uma iluminação especial, na cor rosa, simbolizando a adesão à campanha.

Prevenção

A mamografia é umas das formas mais comuns para o diagnóstico do câncer de mama. Este exame é indicado para mulheres com idade entre 50 e 69 anos.

Recomenda-se que mulheres com idade acima de 35 anos e as que possuem fatores de risco, também realizem o exame. Para o câncer de colo do útero, a recomendação é que o preventivo seja realizado em mulheres entre 25 e 64 anos, que já iniciaram a vida sexual.

Para estimular o cuidado e a atenção com a saúde das mulheres, o HMD preparou condições especiais para o exame de mamografia digitalizada. A ação faz parte do selo HMD Mulher, que conta com ações de prevenção e diagnóstico precoce.

As informações referentes ao serviço podem ser solicitadas pelos números (45) 3565-6000 ou (45) 99118-6001, nas redes sociais e site, acesse aqui.

Considerado um dos hospitais mais avançados do Estado paranaense, o Madre de Dio tem capacidade para 304 leitos, além de possuir cinco salas cirúrgicas, pronto-socorro completo e departamento de imagem com oferta de exames de alta complexidade.

A unidade está localizada no município de São Miguel do Iguaçu, região Oeste do Paraná, e é gerenciada pela Pró-Saúde, uma das maiores entidades de administração hospitalar do país.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde