Nutrição

Hospital Madre de Dio orienta sobre o aproveitamento integral dos alimentos

Especialista da unidade aproveita a data comemorativa do Dia do Nutricionista para alertar a população de como evitar o desperdício de alimentos

O Hospital Madre Dio, localizado em São Miguel do Iguaçu (PR), comemora nesta terça-feira (31) o Dia do Nutricionista. Além de celebrar a data, o momento também reforça a importância da qualidade de vida.

A nutricionista Cleide Teresinha Kerber, do setor de nutrição e dietética do Madre de Dio, unidade gerenciada pela Pró-Saúde, comenta que a mudança de hábitos para uma vida saudável também passa pela alimentação, porém, no dia a dia, existe um desperdício de alimentos que pode ser evitado.

Esse debate sobre o tema também é alvo de estudos. De acordo com o Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas – ONU, os brasileiros descartam cerca de 41 toneladas de alimentos por dia. Dentre estes, alguns alimentos que poderiam ser integralmente aproveitados.

Cleide esclarece que uma das formas para evitar o desperdício de alimentos é a adesão de atitudes que visem o aproveitamento integral, tendo em vista a diversidade e riqueza alimentar do nosso país.

“Parafraseando Jorge Ben jor, moramos num país tropical, abençoado por Deus e que é bonito por natureza. Essa tropicalidade mencionada na música espelha a diversidade e riqueza alimentar do nosso país. Somos privilegiados. Por isso, a necessidade de sabermos aproveitar integralmente aqueles alimentos que normalmente descartamos, como talos, cascas e folhas”, afirma a nutricionista.

Além de possibilitar a otimização da oferta dos nutrientes disponíveis nesses alimentos, o aproveitamento integral pode auxiliar na diminuição da produção de lixo e gases poluentes, além de ajudar as famílias a reduzirem gastos financeiros com alimentação.

“Quando falamos em aproveitamento integral dos alimentos, falamos em consumir aquelas partes que normalmente jogamos fora, como sementes, casas, talos e folhas. Existe uma diversidade de alimentos que podem ser aproveitados 100%, como pepino, espinafre, abóbora, batata e outros”, explica Cleide.

Saiba quais alimentos podem ser aproveitados integralmente

A nutricionista do Hospital Madre Dio comenta quais os alimentos podem ser aproveitados integralmente, que são capazes de aumentar o valor nutricional das refeições e agregar mais sabor aos pratos. Veja:

– Cascas: tangerina, maracujá, batata-inglesa, pepino, banana, abacaxi, laranja, abóbora, mamão, maçã, berinjela, beterraba, melão, goiaba e manga;

– Entrecascas: melancia e maracujá;

– Sementes: jaca, melão e abóbora;

– Folhas: couve-flor, rabanete, cenoura, abóbora, beterraba, mostarda, batata-doce, nabo e hortelã;

– Talos: espinafre, couve-flor, cenoura, brócolis, aipo, beterraba, salsa, agrião e cheiro-verde.

“A criatividade é a que vale na hora do aproveitamento desses alimentos. Os talos de vegetais, por exemplo, são ótimos ingredientes para o preparo de saladas, sopas e até sucos. Já as cascas, algumas servem, inclusive, para receitas de bolos e doces”, destaca Cleide.

Receita da nutricionista

Para finalizar, a nutricionista disponibiliza uma receita de Doce de Casca de Abacaxi, que aprendeu durante um curso sobre o aproveitamento integral dos alimentos.

Doce de Casca de Abacaxi

Ingredientes:

• 1 xícara (chá) de casca de abacaxi;
• 1 xícara (chá) de água;
• 1 xícara (chá) de açúcar;
• 1/2 colher (sopa) margarina;
• 6 unidades de cravo;
• 2 colheres (sopa) coco ralado.

Modo de Preparo

1. Lave o abacaxi com uma escova em água corrente;
2. Descasque;
3. Pique as cascas e leve ao fogo em uma panela com água. Deixe ferver até amolecer;
4. Bata no liquidificador a casca cozida com o caldo e peneire;
5. Leve ao fogo a mistura que ficou na peneira e junte o açúcar, a margarina, o cravo e o coco ralado;
6. Mexa até desprender do fundo da panela;
7. Está pronto. Sirva-se após esfriar.

“Vamos evitar o desperdício e aproveitar a criatividade para usar integralmente esses alimentos, que além de possibilitar uma boa economia domiciliar, são excelentes fontes nutricionais”, finaliza.

O Hospital Madre de Dio é uma das mais avançadas unidades de saúde da região Oeste do Paraná, com capacidade operacional de cerca de 250 leitos, além de cinco salas cirúrgicas, pronto-socorro completo e departamento de imagem com oferta de exames de alta complexidade. A unidade está localizada na Av. Iguaçu, 261, no Centro de São Miguel do Iguaçu.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde