Higiene das Mãos

Hospital Galileu reforça orientações sobre a higiene correta das mãos

A campanha ‘Segundos salvam vidas. Higienize as mãos’ vem realizando dinâmicas e ações de orientação quanto à importância de lavar as mãos

A correta higiene das mãos é uma medida simples porém eficaz contra a disseminação de doenças. Em um ambiente hospitalar, essa prática precisa estar inserida na rotina dos profissionais e integra todos os protocolos assistenciais e medidas de segurança.

Dentro do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), o Serviço de Controle de Infecção (SCIH) é o responsável em disseminar orientações, fiscalizar e realizar ações que enfatizam a importância da correta higienização das mãos.

“Incentivamos e conscientizamos todos os colaboradores do Galileu sobre a importância da higienização das mãos. Mostramos que, com esse pequeno gesto, conseguimos prevenir as infecções relacionadas a saúde e a redução da disseminação de doenças”, explica Jéssica Barbosa, enfermeira do SCIH.

Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos meios mais efetivos na prevenção de doenças, a higiene correta das mãos exige alguns cuidados. “Antes de lavar as mãos, é preciso retirar anéis, pulseiras, relógios ou qualquer outro adorno, evitando o acúmulo de sujeiras nesses objetos”, orienta Jéssica.

“Áreas como a ponta dos dedos e embaixo das unhas não podem ser negligenciadas, pois acumulam sujeiras. Além disso, o profissional deve se atentar aos cinco momentos em que a higienização deve ser feita como antes do contato com o paciente e da realização de procedimentos assépticos, após o risco de exposição a fluidos corpóreos e também após o contato com o paciente com áreas próximas”, completou.

“Hoje, mais do que nunca, observamos a importância da higienização das mãos, visto que é essencial para conter a disseminação do novo coronavírus”, finaliza Jéssica.

O HPEG é uma unidade que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde. A unidade atua como hospital de retaguarda e referência em casos de traumas ortopédicos, localizado na capital paraense.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde