Hospital Galileu lança livreto dos Protocolos de Segurança do Paciente

Com base nas seis metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde, instituídas pela RDC/Anvisa n°36/2013, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), criou um livreto dos Protocolos de Segurança do Paciente. A ideia é garantir a adesão de todos os colaboradores aos sete protocolos, expostos com informações práticas e de fácil acesso, consequentemente, contribuindo com a diminuição da probabilidade de incidentes envolvendo seus usuários.

O livreto se constitui em uma nova ferramenta de conhecimento sobre práticas seguras que devem ser executadas na instituição, sendo dividido da seguinte forma: Higienização das mãos; Identificação segura do usuário; Prevenção de queda; Prevenção de úlcera por pressão; Cirurgia segura; Segurança na comunicação entre os profissionais de saúde e segurança na prescrição, Uso seguro e administração de medicamentos. Todos os protocolos têm em comum a missão de promover um atendimento com qualidade, segurança e humanização aos pacientes em tratamento no Hospital Galileu.

Enfermeiro do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hospital Galileu, Ederson Brito explicou sobre a importância de proporcionar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) um atendimento seguro que é componente essencial para a qualidade dos serviços de saúde oferecidos. “O atendimento com segurança é um dos princípios organizacionais do Hospital Galileu que preza pelo compromisso da melhoria contínua de seus processos e na busca da excelência hospitalar”. Ederson também abordou sobre a meta de adesão ao cumprimento dos protocolos que é de 80% e, na última avaliação, ultrapassou esse número. “Alcançamos 92% de adesão no último trimestre e, com a criação do livreto, nosso objetivo é chegar a 100% de adesão”, explicou.

O diretor geral da unidade, Saulo Mengarda, considera o livreto como um trabalho integrado, tornando-se um componente na prática segura dos protocolos de segurança do paciente. “Temos que facilitar ao máximo o acesso as informações e proporcionar aos colaboradores todas as ferramentas possíveis, que contribuam na diminuição das dúvidas e aumento da adesão ao que é repassado”.

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