Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza captação múltipla de órgãos

A solidariedade de uma família em dizer sim para doação de órgãos irá beneficiar seis pessoas no Espírito Santo. Na manhã desta sexta-feira (30), no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, unidade gerenciada pela Pró-Saúde, foi realizada uma captação de múltiplos órgãos.

A captação aconteceu após a autorização da família de um homem de 36 anos, que teve morte encefálica confirmada nessa quinta-feira (29). Foram doados córneas, dois rins, fígado e o coração.

Para o enfermeiro do HEUE, Thiago Martins, que atua na Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), a aceitação familiar desde o começo da abordagem foi essencial para conseguir a efetivação da doação. “Mesmo diante de uma perda, a família se manteve firme na decisão. Essa atitude vai além de um gesto nobre – é uma oportunidade de recomeços para outras vidas”, afirmou.

Sobre o HEUE

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência, localizado no bairro Forte São João, em Vitória, é referência capixaba em atendimentos ligados ao trauma. A unidade hospitalar é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado de Saúde, desde dezembro de 2015.