Hospital de Urgência e Emergência reforça orientações sobre segurança do paciente

Profissionais do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), unidade gerenciada pela Pró-Saúde, em Vitória, participaram de atividades lúdicas para relembrar as principais medidas e protocolos necessários para um atendimento de excelência ao paciente. As ações realizadas no HEUE na última quinta-feira (30) integraram a campanha “Abril pela Segurança do Paciente”, implantada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de estimular entre os profissionais o aperfeiçoamento dos cuidados em saúde em todo o País, com foco na promoção da segurança do paciente.

Entre as atividades estava a “chuva de segurança”, um jogo de perguntas e respostas, em que os questionamentos foram afixados em um guarda-chuva. Na ocasião, os profissionais abordados pelos membros da Comissão de Segurança do Paciente retiravam uma das perguntas, focadas nas seis metas internacionais de Segurança do Paciente: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração dos medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimentos e pacientes corretos; higienizar as mãos para evitar infecções; e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.

Outra atividade foi o “Big Fone da Segurança”, que consistia em ligar para os setores do hospital e o profissional que atendesse, responderia uma pergunta relacionada às metas de segurança do paciente. Para incentivar as participações, os colaboradores envolvidos nas ações receberam um brinde.

“É a partir do conhecimento que as pessoas se transformam em agentes de boas práticas, tornando a assistência ao paciente mais segura, eficaz e de qualidade”, afirmou a gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Luciene Rocha.

Para promover ações contínuas e reforçar os protocolos de segurança, o HEUE conta com a Comissão de Segurança do Paciente, composta por profissionais das áreas assistencial e administrativa e que desenvolvem atividades de aprimoramento e capacitação durante todo o ano.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde