Hospital de Urgência e Emergência dá dicas sobre o consumo de chocolate na Páscoa

Especialista orienta que o ideal é dar preferência para opções sem gordura hidrogenada ou excesso de açúcar.

Na semana de comemoração da Páscoa, festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, dá dicas sobre o consumo de chocolate, item muito apreciado nesta época com os famosos ovos de Páscoa.

A nutricionista do HEUE, Sabrina Viana Coelho, ressalta a importância de observar os valores calóricos do chocolate antes do consumo. “O recomendado é sempre ler o rótulo do chocolate. Quanto maior o percentual do cacau, maior será o seu benefício. O ideal é dar preferência para os que tenham acima de 70% de cacau na composição, evitando o chocolate branco, já que ele é rico em gorduras e açúcares”, explica.

Ainda segundo a nutricionista, o chocolate ao leite apresenta um teor de cacau relativamente baixo, diferente do chocolate amargo, que é composto por mais cacau e pobre em gorduras e açúcares. “A funcionalidade do cacau é importante, pois ele apresenta diversas substâncias ricas, como por exemplo, os polifenóis – que apresentam características antioxidantes, atuando na preservação das células sadias no nosso corpo”, adverte a nutricionista.

Os antioxidantes são essenciais para evitar problemas no sistema cardiovascular e também podem ser encontrados nas frutas cítricas como laranja, abacaxi e caju.

Cardápio especial no Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Para simbolizar o momento, o HEUE preparou um cardápio especial para pacientes, acompanhantes e colaboradores. Na Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa, a unidade servirá a Torta Capixaba, prato típico do Espírito Santo.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde, atualmente o Hospital Estadual de Urgência e Emergência não está promovendo atividades que possam gerar aglomerações na unidade.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde