agosto dourado

Hospital de Porto Trombetas realiza ações para mães ribeirinhas no Agosto Dourado

A programação contou com palestras, oficinas e muita informação

No início desta semana o Hospital de Porto Trombetas (HPT), localizado em Oriximiná (PA), gerenciado pela Pró-Saúde, realizou a campanha “Amamentar Vale Ouro” para dar visibilidade ao Agosto Dourado, mês do incentivo ao aleitamento materno. A campanha tem como objetivo conscientizar a comunidade ribeirinha para a importância da amamentação para os bebês.

A programação contou com oficinas, palestras com profissionais pediatras, obstetras e nutricionistas que abordaram diversos assuntos, como os mitos e verdades da amamentação, anatomia e fisiologia da mama, dicas para aumentar a produção de leite materno e recomendações sobre amamentações em lactentes infectadas ou suspeitas com a Covid 19.

Para a enfermeira Arla Greicy Coelho, a ação é muito importante para incentivar as mães ribeirinhas amamentarem seus filhos, pois assim é possível diminuir os riscos de infecções a longo prazo. “Aqui em Porto Trombetas é muito comum quadros de gripes e problemas intestinais, e as crianças que são amamentadas até os 6 meses de idade estão mais protegidas desses problemas de saúde. As palestras são uma importante ação para a conscientização”, diz.

A unidade pretende continuar com ações voltadas para as mães ribeirinhas, fazendo com que o acesso à informação possa diminuir os riscos de infecções e desnutrição causada por uma amamentação deficiente.

O Hospital de Porto Trombetas é uma unidade localizada no Oeste do Estado do Pará, no meio da floresta amazônica, gerenciado pela Pró-Saúde desde 1997, sendo criado para atender os funcionários da mineradora Rio do Norte. Longe de grandes centros, o hospital também é referência para a população ribeirinha, localizado em uma área sem comunicação rodoviária, sendo o acesso à região feito por via fluvial e aérea.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde