HPT realiza 128 mil atendimentos e conquista certificação do Cofen

A unidade, em Oriximiná, também alcançou índice de 91% de satisfação dos seus usuários

O Hospital de Porto Trombetas (HPT), referência em atendimento para a população ribeirinha no Baixo Amazonas, em Oriximiná (PA), conquistou no último ano o selo de certificação do Programa Nacional da Qualidade para o serviço de Enfermagem, concedido pelo Cofen (Conselho Federal de Enfermagem).

O selo é um importante reconhecimento nacional para as melhores práticas no atendimento, contribuindo para uma assistência eficaz, minimizando riscos ao exercício profissional. O prêmio alcançado pela unidade, reforça o seu compromisso com a gestão e segurança de seus usuários.

Gerenciado pela Pró-Saúde, instituição filantrópica sem fins lucrativos e com mais de 50 anos na área de gestão hospitalar, também reconhecida pela sua atuação na assistência da população na região floresta amazônica, o hospital realizou no ano passado um total de 128.573 atendimentos. O número engloba exames, consultas, internações e cirurgias. Os usuários atestam o bom atendimento do hospital, que possui 91% de índice de aprovação.

A unidade foi criada pela Mineração Rio do Norte e atende as especialidades de Clínica Médica, Ortopedia, Cardiologia, Pediatria, Odontologia, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Ortopedia, Psiquiatria e Otorrinolaringologia. Atualmente, é referência para mais de seis mil pessoas no Baixo Amazonas.

Para o diretor Hospitalar do HPT, Sandro Renato Oliveira, foi um ano muito importante, “Foi muito produtivo e de grandes avanços para hospital, onde alavancamos a busca para novas certificações de qualidade a partir de todo engajamento e comprometimento da equipe para certificação do Cofen”, destaca.

Após ter alcançado o selo do Cofen, a unidade pretende conquistar em 2020 novas certificações e reconhecimentos, buscando um índice de aprovação ainda maior do que o ano passado.

 

Sustentabilidade

Os recursos naturais são uma das principais atenções do Hospital de Porto Trombetas. A unidade adota práticas sustentáveis, entre elas o descarte correto do lixo, coleta seletiva, tratamento do esgoto gerado e incentivo à economia de energia, a fim de minimizar os impactos ambientais causados por suas atividades.

 

Ações na comunidade

O hospital também realiza ações na comunidade que visam a orientação sobre saúde e bem-estar. Entre os projetos adotados é o “Sexualidade Consciente”, que busca sensibilizar os adolescentes sobre a importância dos hábitos de higiene pessoal, sexualidade e esclarecimentos sobre as mudanças que ocorrem no corpo no período da puberdade. De acordo com o relatório divulgado pelas organizações de saúde OPAS/MS, UNICEF e UNFPA, a taxa brasileira de gravidez na adolescência é mais alta na América Latina, sendo de 68,4 nascimentos para cada 1.000 adolescentes.

Institucionaliza pela Pró-Saúde, a política de humanização promove ações como a iniciativa Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio; Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo alertar as mulheres sobre o câncer de mama e o Novembro Azul, para informar os homens sobre a prevenção do câncer de próstata.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde