Coronavírus: saiba como se prevenir, após confirmação de nove casos suspeitos

O mundo está em alerta sobre o coronavírus. Segundo informações do Ministério da Saúde, até a manhã de hoje (30/1), nove casos são considerados suspeitos no Brasil, sendo três em São Paulo, dois em Santa Catarina e nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Ceará, um em cada.

Algumas dicas simples podem ajudar a prevenir a doença. Em entrevista à TV Tapajós, afiliada da TV Globo, a enfermeira Sheila Oliveira, profissional do Hospital Regional do Baixo Amazonas, unidade gerenciada pela Pró-Saúde no Pará, falou sobre a importância da higienização das mãos como uma forma de combater a transmissão da doença.

“As mãos são as principais vias de transmissão (de vírus). A gente pega em papeis, pega no celular, em objetos (de forma geral) e o ambiente em si é onde moram os microrganismos. Então é normal que ao longo do dia e das suas atividades, a pessoa vá acumulando esses microrganismos nas mãos. Daí a importância da higienização das mãos”, explica a enfermeira.

Segundo Sheila, a utilização do álcool em gel não substitui a lavagem das mãos com água e sabão. O álcool em gel pode ser utilizado no dia a dia para diminuir a quantidade de bactérias e microrganismos invisíveis. Mas em caso de sujeiras aparentes, como riscos de canetas, poeira, ou após usar o banheiro, deve-se lavar com água e sabão, lembrando de esfregar bem entre os dedos.

Outras formas de prevenção citadas na matéria são:

– Evitar permanecer em locais aglomerados;

– Manter uma boa alimentação, de forma a fortalecer o sistema imunológico.

 

Clique aqui para assistir a matéria completa.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde