Home » Hospital de Porto Trombetas celebra 36 anos de assistência no coração da Amazônia
Hospital de Porto Trombetas

Hospital de Porto Trombetas celebra 36 anos de assistência no coração da Amazônia

Longe de grandes capitais e localizado no interior do Pará, o Hospital de Porto Trombetas (HPTR), na cidade de Oriximiná, celebra 36 anos de assistência nesta sexta-feira, 23 de julho.

A unidade, criada em 1985 para atender funcionários da Mineração Rio do Norte, é gerenciada em co-parceria pela entidade filantrópica Pró-Saúde, desde 1997. O acesso a área que sedia o hospital é feito por via fluvial, sendo o principal serviço de saúde em centenas de quilômetros.

São mais de 25 especialidades oferecidas à população, realizando atendimentos ambulatoriais, cirurgias e internações. Além dos desafios assistenciais enfrentados ao longo dos anos, o HPTR cresceu em infraestrutura, promovendo tecnologias no avanço da qualidade do atendimento as comunidades de Porto Trombetas, quilombolas e ribeirinhas do município.

Especialidades – Com atendimento 24 horas, o hospital conta com serviços de pediatria, ginecologia, ortopédica, clínica média, cirurgia geral, entre outros. O HPTR possui 193 profissionais, além de 19 médicos contratados, 22 leitos clínicos e laboratório para análises clínicas e diagnóstico por imagem. A unidade atua ainda no atendimento ambulatorial de oftalmologia, puericultura, medicina do trabalho e telemedicina.

Enfretamento da Covid-19 – As mudanças e os desafios no atendimento com a pandemia da Covid-19 ampliaram o cuidado e reforçaram protocolos assistenciais na unidade. Desde o início da pandemia no Brasil a unidade promove campanhas de prevenção, testagens da doença, tratamento imediato e disponibiliza uma UTI móvel para o transporte de pacientes graves.

No mês de março de 2021, o Hospital de Porto Trombetas inaugurou a sua primeira usina de oxigênio, representando um apoio importante no atendimento de pacientes com o novo coronavírus. Com capacidade de produção por hora de 10.5 m³ de oxigênio e 25 m³ de ar comprimido medicinal, é projetada para atender até dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

 

Reconhecimento nacional

Em 2019, o HRPT conquistou o selo de qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que certifica as boas práticas da assistência de enfermagem do hospital. Referência em média e baixa complexidades, a unidade se mantém em busca de novas certificações relacionada à segurança do paciente. Em conjunto com o trabalho assistencial, a unidade também exerce ações voltadas para a humanização no atendimento. Por meio de projetos como Grávidas de Trombetas, Crescendo Juntos, A Hora do Soninho, as ações valorizam especificidades de cada comunidade, mantendo o compromisso da segurança e respeito à vida.

Ampliar fonte
Contraste
Voltar para o topo da página - Pró-Saúde