Hospital de Mogi treina brigada de incêndio

Cerca de 30 colaboradores do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (SP) passaram pelo curso de brigada de incêndio, que contou com instruções teóricas e práticas de combate a incêndios, primeiros-socorros e gerenciamento em situações de crise.

Eles foram orientados sobre o que deve ser feito durante um incêndio, como combatê-lo, de que forma as vítimas devem ser resgatadas, os tipos de extintores, entre outras informações. Foram oito horas de treinamento em um centro especializado na formação de brigadas. Representantes de todos os setores estavam presentes, entre eles, enfermeiros, manutenção, administração e higienização.

A técnica de segurança do trabalho, Josiane Guerra, disse que um simulado de ocorrência de incêndio será realizado no próprio hospital. “A simulação será importante para colocar em prática os conhecimentos adquiridos no treinamento”, disse.

“Os cuidados com a vida são extremamente necessários, para que seja mantido um ambiente de bem-estar e credibilidade. É fundamental, além de contar com equipamentos de prevenção, ter entre os colaboradores do hospital um grupo qualificado e capacitado a prestar os primeiros atendimentos em uma situação emergencial. Com isso, minimizamos os possíveis danos pessoais, patrimoniais e materiais”, afirmou Josiane.

Ela explicou que a criação de uma brigada de incêndio atende a Instrução Técnica 17 do Corpo de Bombeiros. “A IT-17 é um dos requisitos para renovação e emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)”, contou. O AVCB é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros, que certifica qual a edificação possui as condições de segurança contra incêndio previstas pela legislação.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde