Hospital de Marabá oferece ginástica laboral a enfermeiros

Um trabalhador saudável rende muito mais. Estar sempre com disposição, afasta-se menos das atividades e consegue proporcionar um melhor atendimento ao público. Quem ganha com isso é a instituição da qual ele faz parte, as pessoas atendidas e principalmente o próprio colaborador.

Foi pensando nisso, que o Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), em Marabá, iniciou, desde novembro de 2014, um programa de ginástica laboral, que está atendendo aos enfermeiros que atuam nas clínicas do hospital, com exercícios de relaxamento, fortalecimento e alongamento.

Quem ministra as sessões de ginástica laboral é Caroline Nogueira, colaborada do Hospital Regional, que está no oitavo período de graduação em Fisioterapia. Ela explica que as sessões preparam o enfermeiro para as atividades do dia e evitam lesões muito comuns na profissão, como tendinite e síndrome do túnel do carpo.

Ainda segundo ela, o programa começou graças a uma visão futurista da direção de Enfermagem, que sentiu a necessidade de auxiliar os colaboradores da área. Num primeiro momento, houve certa resistência por parte de muitos profissionais em dedicar 10 ou 15 minutos do seu dia (duas vezes por semana), mas depois os resultados positivos começaram a aparecer.

Entre os resultados está a diminuição considerável do número de afastamentos do trabalho no setor, assim como diminuição do cansaço no final do expediente, de modo que é intenção da direção da unidade de saúde estender o programa para profissionais de outros setores, conforme explicou Caroline Nogueira.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde