Hospital de Campanha do Hangar

Hospital de Campanha do Hangar cria Árvore da Gentileza com mensagens de apoio e agradecimento aos profissionais de saúde

As mensagens são deixadas por pacientes e seus familiares e também celebra a importância dos profissionais na luta contra a Covid-19

Dar voz aos pacientes e ampliar uma rede de afeto. Estes são os principais objetivos da Árvore da Gentileza, criada pela equipe de Humanização do Hospital de Campanha do Hangar, em Belém. Com a ação, pacientes que se curaram da Covid-19 externam mensagens de agradecimentos direcionados aos profissionais de saúde da unidade.

De acordo assistente de humanização do hospital, Elizabeth Cabeça, o reconhecimento aos profissionais faz com que haja ainda mais motivação para continuar. “É muito bom quando a gente ouve que o nosso trabalho foi fundamental para a recuperação ou melhora de alguém. A máxima que afirma que a gentileza gera gentileza é comprovada e está ligada à felicidade. Profissionais felizes e conectados com seus colegas de trabalho são mais confiáveis, criativos, flexíveis e inclusivos. Promover esse sentimento de troca de afeto e gratidão é a missão dessa atividade que seguirá enquanto a unidade funcionar”, afirma.

Mensagens como “muito obrigado por cuidar tão bem de mim”, “agradeço aos enfermeiros que me ajudaram” ou “vocês foram os meus anjos” são alguns dos depoimentos publicados na árvore, que está disponível no refeitório da unidade hospitalar. O Hospital de Campanha foi criado pelo Governo do Estado do Pará, sendo gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde.

Alguns profissionais são citados nas mensagens, um deles é a Érika de Nazaré dos Santos, copeira que atua na unidade hospitalar há pouco mais de dois meses. “Você me fez um bem danado e é extremamente atenciosa” é o que diz uma das mensagens, vinda de um paciente e direcionada à profissional. “Sinto uma emoção sem tamanho. Essa felicidade será aplicada ainda mais no trato com os outros pacientes”, comenta.

Outro profissional que recebeu mensagens de gratidão e carinho foi o psicólogo do Hospital de Campanha, Rogis Coutinho. “Isso é um combustível. Me estimula a continuar perseverante neste momento tão difícil. Quando a gente percebe que está contribuindo para a melhora de qualquer paciente, é um sentimento impagável. Tenho, cada vez mais, a certeza que fui escolhido para a minha profissão. Isso é um afago na alma e eu me sinto lisonjeado”, afirma.

Para ampliar essa corrente de gratidão, o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) do hospital entra em contato com todos os pacientes que saem de alta para ouvi-los, também com o objetivo de recolher os depoimentos que serão publicados na árvore.

“A nossa dinâmica consiste em várias perguntas com relação aos serviços prestados aqui na unidade, entre elas tem a qual o profissional que marcou o seu período de internação. As respostas são várias e muitas têm uma carga até de saudade porque eles se apegam, dizem que são uma segunda família”, comenta Vinicius Caldas, representante do SAU.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde