Hospital 5 de Outubro realiza curso online para gestantes

Especialistas em ginecologia, obstetrícia e pediatria conversaram com as participantes sobre a importância do acompanhamento médico na gestação e após o parto

Para esclarecer as principais dúvidas de mulheres que estão no período gestacional, o Hospital 5 de Outubro (HCO), gerenciado pela Pró-Saúde em Canaã dos Carajás, realizou o seu curso para gestantes “Amor de Mãe” virtualmente, na noite da última terça-feira, 14/7.

O curso contou com a participação de 15 gestantes e foi feito no formato online com o intuito de garantir a segurança das futuras mamães durante esse período de pandemia e evitar aglomerações.

A programação de 1 hora, contou com as aulas da ginecologista e obstetra do hospital, Renata Rodrigues, que enfatizou para a importância da realização do pré-natal e da pediatra, Suellen Brito, que abordou sobre os cuidados com recém-nascido após o parto.

Renata explicou que o pré-natal corresponde a uma serie de medidas durante a gestação para assegurar a saúde da mãe e da criança em formação desde o inicio da gravidez até o momento do parto. “É durante esse acompanhamento que analisamos a saúde do bebê e a gestante pode esclarecer diversas dúvidas sobre o período gestacional”, disse a profissional.

A obstetra ainda destacou que é durante o pré-natal que vários exames são realizados para auxiliar em diagnósticos precoces de algumas doenças. Os exames diagnosticam más-formações que podem colocar em risco a vida do bebê e ajudam a identificar possíveis riscos da gravidez. “Por este motivo, o pré-natal é a melhor forma de assegurar a saúde da mãe e do bebê”, frisou a médica.

Outra orientação dada as participantes foi sobre o inicio do pré-natal, que deve ser feito logo após a confirmação da gravidez. Já na primeira consulta é analisado o histórico da paciente e solicitados diversos exames, incluindo os que identificam doenças sexualmente transmissíveis, o tipo sanguíneo e o fator rh, que identifica se o sangue é positivo ou negativo.

Além disso, outros assuntos relevantes foram abordados pela pediatra Suellen, como os primeiros cuidados com o bebê nas primeiras 48 horas de internação e em casa, o uso de produtos de higiene e amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida da criança.

O Hospital está planejando outras edições do curso. “Já estamos pensando com muito carinho a próxima edição online do curso, para mantermos nossas gestantes informadas sobre cuidados no período gestacional e esclarecermos todas as suas dúvidas”, comentou a gerente assistencial do HCO Renata Chiquetti.

Hospital 5 de Outubro

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela mineradora Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D. A unidade hospitalar é gerenciada desde 2006 pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, e possui estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em diversas especialidades.

Em fevereiro de 2019, a unidade foi certificada pelo Programa Nacional da Qualidade (PNQ), concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que reconhece a qualidade e segurança da assistência.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde