Hospital 5 de Outubro oferece curso de cuidador de idosos em Canaã dos Carajás

Ambulatório

O curso acontecerá em parceria com a Agência Canaã e terá as inscrições abertas na terça-feira (1/9)

Nesta terça-feira, 1/9, o Hospital 5 de Outubro (HCO), gerenciado pela Pró-Saúde, em Canaã dos Carajás (PA), abre inscrições para o curso de cuidador de idosos. O curso, com duração de duas semanas, é gratuito e voltado para pessoas de baixa renda que buscam especialização no cuidado de idosos que precisam de atenção redobrada em relação a sua alimentação, locomoção, atividades físicas, controle de medicamentos, entre outros fatores.

O Projeto é uma iniciativa do HCO em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Canaã, e oferece a qualificação por meio de profissionais, como enfermeiros, médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, odontólogo, assistente social e nutricionista. O objetivo será o de compartilhar conhecimentos em aulas teóricas e práticas.

O curso será realizado no mês de setembro, no período de 14 a 25, e os interessados devem ter acima de 18 anos, ensino fundamental completo e realizar a inscrição levando a cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e histórico escolar, no período de 1° a 11/9, na Agência Canaã e no Hospital 5 de Outubro, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h.

Segundo Marcos Silveira, diretor da unidade, o objetivo é levar oportunidades de conhecimento as pessoas que já exercem a atividade com algum familiar e até mesmo propiciar formação como oportunidade de renda.

Silveira ainda relata que a Pró Saúde e o HCO tem sempre buscado contribuir no desenvolvimento da cidade e da população de Canaã, realizando ações que visam a melhoria de vida nas populações mais carentes.

“O curso de Cuidador de Idosos em parceria com a Agência Canaã, vem agregar conhecimento e até mesmo fonte de renda para pessoas que já se identificam no papel de cuidadores, seja por necessidade ao por ter algum familiar em casa que requer cuidado especializado”, explica o diretor.

Entre os temas que serão abordados no curso estão os cuidados com medicamentos, alimentação, higiene oral na terceira idade entre outros assuntos complementares a metodologia do curso.

Marlo Santos, enfermeiro do Núcleo de Educação Assistencial da unidade e responsável pelo curso, relatou que a iniciativa proporciona ao cidadão de Canaã uma qualificação profissional por meio de uma equipe multiprofissional no cuidado humanizado e empático ao idoso, garantindo qualidade e segurança nos cuidados prestados à domicílio.

“Desenvolver este projeto me torna cada vez mais realizado como ser humano e profissionalmente”, declarou Marlo.