Curso de Cuidador de Idosos

Hospital 5 de Outubro forma turma do curso de cuidador de idoso

Ofertado gratuitamente, a 2ª edição do curso formou 25 pessoas. A formação se torna um importante aliado na conquista de oportunidades profissionais

Para o técnico de enfermagem e cuidador voluntario de idoso Josadarque Pereira de Sousa, de 38 anos, um dos poucos homens a participar da turma, a sensação de aproveitar a oportunidade ofertada é de gratidão. “Pude rever assuntos importantes sobre o cuidado, mas agora voltado para o idoso. Aprendi também coisas como a escuta mais ativa e qualificada”, disse.

O curso é parte de uma experiência desenvolvida pela Pró-Saúde, entidade filantrópica responsável pela gestão do Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Canaã dos Carajás. O HCO foi fundado pela mineradora Vale e projetada para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.

Gleyciane Célia de Oliveira Freitas também atua como cuidadora voluntaria de idoso há 10 meses e comemorou a iniciativa. “Eu gosto do que faço e antes era só de forma afetiva. Os profissionais que estiveram conosco abriram horizontes. E o melhor foi o despertar do cuidado integral. Finalizo o curso com novos conhecimento e empatia ao próximo, os ingredientes para construímos uma sociedade melhor”, afirmou.

Para a estudante de enfermagem Luciana Arruda, de 31 anos, a oferta do curso foi a confirmação da escolha profissional. “Além de novos conhecimentos, os profissionais do 5 de Outubro nos mostraram a importância do cuidado muito além da assistência à saúde, o amor ao próximo”, disse.

O curso teve duração de duas semanas e entre os temas abordados estava o cuidado com medicamentos, alimentação, políticas públicas e direitos da pessoa idosa, além de orientações fonoaudiólogas e higiene oral na terceira idade.

Para o diretor Hospitalar Tárik Lima, a dedicação dos especialistas envolvidos no curso foi a chave do sucesso desse trabalho. “Os profissionais se empenharam em disseminar seus conhecimentos e, ao final, todos estão aptos para o mercado de trabalho. Ficamos orgulhosos com esse resultado”, comemorou.

Tárik parabenizou toda a equipe do hospital e da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Canaã dos Carajás pela realização do projeto, que contou ainda com a parceria da empresa Opus. “Não medimos esforços para que pudéssemos alcançar os objetivos e em especial a cada um dos 25 alunos que concluíram o curso com êxito”, finalizou.

Assistência qualificada

O Hospital 5 de Outubro possui certificações que demonstram a preocupação da unidade com a qualidade no atendimento e a segurança do paciente. O hospital é certificado com ONA 2 – Acreditado Pleno.

O HCO também é certificado pelo Programa Nacional da Qualidade (PNQ), concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

A unidade conquistou ainda o selo “Green Kitchen”, também conhecido como “Cozinha Verde”, reconhecido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam) do Estado de São Paulo, devido ao uso de práticas sustentáveis e constante busca pelo aprimoramento do padrão de qualidade da alimentação dos pacientes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde