Hospital 5 de Outubro é certificado pelo Programa Nacional de Qualidade do COFEN

O Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), é o terceiro hospital do Pará a ter o serviço de enfermagem certificado pelo Programa Nacional de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A visita do Programa Nacional de Qualidade (PNQ) do Sistema Cofen e Conselhos Regionais no Hospital, aconteceu entre os dias 19 e 20/2, e avaliou as boas práticas assistenciais prestadas pela equipe de Enfermagem do HCO.

Para a certificação as instituições são avaliadas em seis dimensões: ações gerenciais sistêmicas; estrutura organizacional; aspectos operacionais; infraestrutura; gestão de pessoas e responsabilidade ambiental. Com êxito, o Hospital 5 de Outubro atingiu 82,9% de conformidade nos requisitos avaliados, certificando a qualidade da assistência de enfermagem prestada.

A avaliadora líder, Ursula Gliesch, explicou que o objetivo dessa certificação é dar visibilidade, reconhecer e valorizar os profissionais de Enfermagem pelas práticas seguras e de qualidade que eles executam no dia a dia e que o processo é voluntário, sendo que inicialmente a unidade preenche os requisitos de elegibilidade, como: todos os profissionais de enfermagem devem ter inscrição regular no conselho,  preencher os requisitos do manual  entre outros até a visita de avaliação.

“A visita do avaliador vem coroar o momento de todo um preparo prévio da equipe de enfermagem. Durante a inspeção são realizadas reuniões, visitas em todas as áreas assistenciais e todas as informações fornecidas são cruzadas pelos gestores, coordenadores, quanto os enfermeiros e técnicos de enfermagem”, relatou a profissional.

Emocionada a gerente assistencial do HCO, Renata Chiquetti, não esconde a sua satisfação com conquista alcançada, que enfatiza que o resultado positivo foi fruto do comprometimento de toda equipe de enfermagem. “Trabalhamos muito para isso, para evidenciar o trabalho de qualidade que já é feito pela equipe de enfermagem. Os avaliadores também conduziram de forma tranquila, deixando a nossa equipe à vontade para mostrar o serviço diário deles com total transparência”, diz.

Orgulho define a técnica em enfermagem, Geni Souza, que trabalha há 13 anos no HCO, mas atua na área de Enfermagem há dois anos. “Considero a certificação do Cofen um troféu, comecei de baixo, enfrentei vários obstáculos para fazer o meu curso e hoje sou técnica de enfermagem com orgulho”, declara.

Marcos Silveira, diretor Hospitalar do HCO, ressalta que a certificação representa a segurança nos processos assistenciais, o gerenciamento dos riscos, a capacidade técnica e o compromisso do Hospital 5 de Outubro com a assistência segura e o foco do cuidado centrado no paciente. “O sentimento é de orgulho por cada profissional em especial aos Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros onde o COFEN realizou a certificação valorizando o trabalho de cada um”, destaca o diretor.

O diretor Operacional da Pró-Saúde no Pará, Paulo Czrnhak, também parabenizou cada profissional assistencial e considerou de grande importância o resultado da avaliação do Cofen para a instituição. “A certificação recebida pelo HCO por meio de uma avaliação bastante criteriosa do Conselho, demonstra a excelência dos serviços assistenciais de enfermagem desta Unidade e promove uma relação de confiança e segurança entre os usuários e profissionais da assistência”, ressalta.
Além do Hospital 5 de Outubro, outras duas Unidades gerenciadas pela Pró-Saúde no Pará conseguiram a certificação, o Hospital Yutaka Takeda, na Serra dos Carajás, em Parauapebas, na região sudeste do Pará, sendo este o primeiro hospital certificado do Brasil, e o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém.

Sobre o Hospital 5 de Outubro

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.

A unidade hospitalar possuí estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em: laboratório de patologia clínica, Ultrassonografia, Mamografia, Radiologia, Eletrocardiograma, entre outros, e atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Oftalmologia, Pediatria, Cirurgia Geral,  Fonoaudiologia, Ginecologia/ Obstetrícia, Ortopedia, Psicologia e Nutrição.

O Hospital 5 de Outubro possui 23 leitos, sendo sete apartamentos individuais e 16 leitos de enfermaria coletiva. A unidade possui, também, um centro cirúrgico com duas salas de cirurgias e quatro leitos de recuperação pós-anestésicos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde