Mês da Enfermagem

Hospitais da região de Carajás celebram o mês da Enfermagem e criam programação especial

As unidades gerenciadas pela entidade filantrópica Pró-Saúde promoveram momento de interação e de autocuidado para os profissionais de saúde

O gramado da área externa do Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás, recebeu a 1ª Gincana da Enfermagem da unidade, no domingo, 16. Os profissionais trocaram os jalecos, luvas e toucas por roupas mais confortáveis para participar da atividade promovida pelo Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista do município.

Rivaldo Mendes, membro do Clube dos Desbravadores, agradeceu a oportunidade de proporcionar momentos de descontração aos profissionais da unidade hospitalar. “Além de proporcionar o momento, trazemos mensagens de fé e esperança para o período pandêmico”, disse Mendes.

Entre as brincadeiras estavam a tradicional corrida de saco, corrida com ovo na colher e peteca. A programação encerrou com entrega de brindes, lanche e um momento de oração. A ação foi realizada respeitando todas as diretrizes de segurança aos participantes.

Já o Hospital Yutaka Takeda (HYT), localizado na Floresta Nacional de Carajás, em Parauapebas, homenageou os profissionais da Enfermagem com o painel “Histórias de Luta e Superação”.

“O painel foi uma maneira de relembrarmos os sorrisos escondidos e protegidos por máscaras desde o início da pandemia”, explicou a gerente de Enfermagem Fernanda Andreotti.

A programação da unidade contou ainda com distribuição de brindes, aula de yoga, massagens para os profissionais e um lanche especial oferecido pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND).

As ações comemoraram o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio, e o Dia do Técnico de Enfermagem, no dia 20.

Programação Pró-Saúde

Sob o tema “Histórias de Luta e Superação – a vivência da Enfermagem na pandemia da Covid-19 e seu legado assistencial de Norte a Sul do Brasil”, a Pró-Saúde, gestora de vários hospitais brasileiros, promoveu uma série de lives abertas ao público sobre as estratégias criadas pela entidade para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

A programação contou com a participação de especialistas dos hospitais Regional Público da Transamazônica (HRPT), Regional do Sudeste do Pará (HRSP), Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), Materno Infantil (HMIB), Regional do Baixo Amazonas (HRBA), Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL), São Luiz (HSL) e o Hospital de Campanha do Hangar.

Qualidade assistencial em Carajás

Os hospitais Yutaka Taketa e 5 de Outubro foram construídos pela mineradora Vale e são gerenciados pela Pró-Saúde, instituição filantrópica com mais de 50 anos de experiência.

O Yutaka é reconhecido como um dos melhores hospitais do Brasil, certificado com a ONA 3, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O certificado atesta que a unidade possui padrões internacionais de segurança e qualidade assistencial voltado ao paciente.

Os dois hospitais ainda contam com certificação do Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Ambas também possuem o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), e o reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde