HMMC realiza ação no Dia Mundial de Higienização das mãos

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), em Mogi das Cruzes (SP), realizou na terça-feira (05/5) a ação “PARE! Higienize suas mãos”. A iniciativa é parte das ações da campanha iniciada no Dia Mundial de Higienização das Mãos. A data foi definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Integrantes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) visitaram os setores da unidade de saúde. Quem “aceitava o desafio” ganhava o selo “eu paro para higienizar as mãos”. O selo (um adesivo) era colado no crachá de cada um. A Norma Regulamentadora 32 (NR 32) era lembrada em cada abordagem. Ela determina que o processo de higienização precisa ocorrer sem nenhum tipo de adorno, como anéis, alianças e pulseiras, por exemplo.

Todos os computadores do hospital passaram a ter nas áreas de trabalho o papel de parede da campanha: “Dê preferência à vida. PARE, higienize suas mãos! ”. Cartazes também foram fixados nos painéis informativos e os quartos da internação ganharam placas nas portas.

Conforme destaca a enfermeira Pamela Lóia, responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a higiene das mãos é uma das mais importantes medidas de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. “As mãos são o principal veículo de transmissão de microrganismos de um indivíduo para outro”, ressaltou. Portanto, o HMMC faz um alerta: o simples ato de higienizar as mãos de forma correta torna-se a principal medida de controle no desenvolvimento de infecções, pois reduz significativamente a transmissão de doenças. Transformar a higienização das mãos em um hábito frequente pode salvar vidas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde